ACÁCIA AUSTRALIANA (Fabaceae-Mimosoideae)
As acácias australianas, pertencentes ao gênero Acacia, são conhecidas por suas folhas finas e delicadas, muitas vezes com pequenas flores em forma de esfera e pertencem à família Fabaceae.
Essa família inclui uma variedade impressionante de plantas, desde árvores até ervas, e é reconhecida por suas leguminosas (frutos em forma de vagem) e pela capacidade de fixação de nitrogênio no solo por meio de simbiose com bactérias.
Existem muitas variedades de Acácia Australiana: algumas crescem como arbustos e outras como árvores de pequeno a médio porte.
Hoje vamos ficar por dentro da Acacia mangium, espécie de acácia amplamente utilizada em paisagismo.
CARACTERÍSTICAS DA ACÁCIA AUSTRALIANA
Como dissemos anteriormente, a Acácia Australiana é uma espécie amplamente utilizada no paisagismo, nativa da Austrália e pode ser encontrada em parques, jardins e áreas públicas, oferecendo sombra e beleza ornamental.
A Acácia mangium é uma espécie de acácia tropical conhecida por suas folhas grandes e compostas, geralmente com flores brancas e pequenas que surgem durante a primavera e atraem polinizadores.
Uma característica da Acácia Australiana é seu crescimento rápido, podendo atingir 15 metros de altura, em condições ideais de cultivo. Ela é frequentemente cultivada para reflorestamento e produção de madeira.
Além do reflorestamento, a madeira da Acácia Australiana é utilizada em várias indústrias, como construção, papel e mobiliário.
Onde cultivar muda de Acácia Australiana?
A Acácia Australiana é considerada uma importante espécie para arborização, recuperação de solos, sequestro de carbono, produção de carvão vegetal e geração de energia em termelétricas.
Geralmente, as acácias australianas preferem climas quentes e solo bem drenado. Elas são adaptáveis a diferentes condições, mas prosperam melhor em climas subtropicais e tropicais. Vamos entender as principais condições de cultivo, permaneça na leitura do próximo tópico.
Como cultivar muda de Acácia Australiana
Solo: As acácias geralmente preferem solos bem drenados e férteis, mas são espécies que se adaptam a solos pobres. Certifique-se de proporcionar um solo adequado às necessidades específicas da espécie.
Clima: A Acácia Australiana prefere climas quentes. No entanto, as necessidades exatas podem variar entre diferentes espécies.
Luz: A maioria das acácias prefere luz solar plena, mas algumas toleram sombra parcial.
Rega: Regas moderadas são geralmente apropriadas. Evite encharcar o solo, mas não deixe que ele fique completamente seco.
Onde encontrar muda de Acácia Australiana para cultivo?
A Acácia Australiana é uma escolha maravilhosa para qualquer jardim e você pode adquirir mudas aqui, no Sítio da Mata.
Estamos há quase 30 anos cultivando espécies variadas e tudo o que você precisa para o seu paisagismo, você encontra aqui e ainda pode parcelar suas compras em até 12 vezes sem juros. Acesse e confira!
Veja outras espécies disponíveis em nosso site:
https://www.sitiodamata.com.br/acacia-javaneza-cassia-javanica-l.html
https://www.sitiodamata.com.br/cassia-mimosa-acacia-podalyriifolia.html
https://www.sitiodamata.com.br/acacia-rosa-cassia-grandis.html
Sobre o envio
Ao adquirir sua muda de Acácia Australiana, suas mudas são embaladas de maneira adequada para evitar danos durante o transporte.
Conte com a equipe especializada do Sítio da Mata e receba sua muda com segurança e garantia.
Nome popular: ACÁCIA AUSTRALIANA
Nome Ciêntífico: Acacia mangium
Família: Fabaceae-Mimosoideae
Origem: Noroeste da Austrália, de Papua Nova-Guiné e do Oeste da Indonésia
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: Quebrar dormência com tratamento das sementes em água a 100°C por um minuto, sem imersão posterior em água a temperatura ambiente, por superar a dureza tegumentar desta espécie
Tempo para Germinação: 15 dias
Colheita: 5 meses
Sementes por envelope: 10
Peso envelope: 0,16
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas simples, alternas, em ramos verdes, alados, dispostas espiraladamente, ovalado-lanceoladas ou ovalado-alongadas, largas, coriáceas, de pecíolo curto, ápice alongado, com nervuras salientes partindo da base, de 12-18 cm de comprimento
Crescimento da planta: 10 a 15 m
Quando da frutos? Setembro/Novembro
Frutos Frutos do tipo vagem, espiralados ou torcidos, marrons, curtos, deiscentes, com sementes pretas, pequenas, pendentes nas vagens por um filamento amarelo, formadas de setembro a novembro.
Quando da Flores? Floresce durante a primavera
Flores Inflorescências brancas, axilares, sem atrativo ornamental, com flores globulares brancas e estames numerosos.
Como adubar essa planta? Adubação regular com 20.20.20 via solo, sempre com molhamento após aplicação. Ou adubo específico para a família vegetal.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Australiano
Aceita poda? sim
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Zona de clima tropical úmido, com um curto período de seca no inverno e uma precipitação anual total elevada. As temperaturas próximas da região costeira são altas e uniformes durante todo o ano. A precipitação percentual média é de aproximadamente 2.100 mm. A. mangium tem preferência por lugares com chuvas abundantes
Vai bem com outras plantas? A espécie é agressiva, podendo, por alelopatia, impedir a germinação de outras espécies
Mudas com qual altura? 10 a 15 m
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? talvez
Quais pragas tem essa planta? Podridão-do-lenho ou cerne
Mais informações:
A Acacia Mangium, igualmente conhecida por Acácia Australiana, é uma espécie de árvore muito utilizada em arborização, principalmente em projetos paisagísticos e arborização urbana, pois produz flores durante todo o ano.
Além disso, a Acácia Australiana auxilia na produção de carbono vegetal, na recuperação de solos, no sequestro de carbono e na geração de energia em termelétricas.
O fato da Acácia Australiana produzir flores durante o ano inteiro, facilita a chegada das abelhas e, com isso, aumentam a polinização e estimulam a produção de mel. Essa não é uma ótima notícia?
Esta espécie de árvore, bem como a semente de Acácia Australiana são nativas da Austrália, mas muito encontradas no Brasil, principalmente na região Sudeste. Ela chama a atenção por sua beleza e elegância, suas copas são densas e a Acácia Australiana pode chegar a 15 metros de altura.
Mas as vantagens em cultivar a semente de Acácia Australiana vão além dos benefícios no setor da Apicultura e paisagismo. Vamos entender:
Agora que você conhece um pouco sobre esta árvore de grande importância para nossa flora, veja como semear a semente da Acácia Australiana é simples:
Primeiro passo: quebrar a dormência com tratamento das sementes em água a 100°C por um minuto, sem imersão posterior em água a temperatura ambiente, por superar a dureza tegumentar desta espécie. O tempo de germinação dura em torno de 15 dias e a primeira colheita pode acontecer a partir de 5 meses.
Segundo passo: com adubo específico para a família vegetal, a adubação deve ser feita a cada vinte dias, sempre mantendo o solo molhado após a aplicação.
Terceiro passo: a rega deve ser diária, tanto no período da manhã como no período da tarde, com sistema “chuveirinho”.
Vale lembrar que a Acácia Australiana é uma espécie agressiva e você deve evitar plantar outras espécies muito próximas, pois ela pode impedir o desenvolvimento delas.
Também ficar atento ao local do plantio da semente de Acácia Australiana, pois o crescimento pode atingir fios de energia elétrica, no caso de projetos de arborização urbana. No Sítio da Mata você encontra um envelope com 10 sementes de Acácia Australiana.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito