GRUMIXAMA (Eugenia brasiliensis)
Grumixama
A Grumixama, Eugenia brasiliensis é uma espécie de planta em extinção, extremamente rara, nativa da Mata Atlântica, considerada uma “prima” próxima da pitanga. Conhecida pelos benefícios que o fruto traz para a saúde, além de ser utilizada em diversos projetos paisagísticos, devido à beleza de suas flores. Considerada uma árvore de porte mediano, as mudas de Grumixama quando cultivadas de modo correto podem atingir de 6 a 7 metros de altura, sendo esse o tamanho ideal para um bom cultivo. O cultivo das mudas de Grumixama deve ser feito em solos ricos em matéria orgânica, com boa capacidade de reter a umidade. Contudo, ela é considerada uma espécie pioneira na sucessão ecológica e por esse motivo, pode ser plantada em locais onde a oferta de nutrientes não é a ideal. A Grumixama pode ser cultivada tanto a pleno sol, quando a frutificação é mais abundante, como em meia sombra, resistindo bem a geadas de até -3ºC. Quanto à rega, é recomendado irrigar as mudas de Grumixama em média 10 litros por semana após o plantio e a cada 15 dias caso não chova durante após esse período inicial. A Grumixama é conhecida também por ser uma árvore que traz diversos benefícios à saúde, por conter altos teores de vitaminas C, B1 e B2 e flavonoides. Dentre seus principais benefícios, a planta é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo as células sadias do envelhecimento, além de combater doenças cardiovasculares. A planta em forma de xarope age como expectorante, e quando ingerida como chás, compotas de geleia, entre outros alimentos é fonte de vitaminas, funciona como diurético, adstringente, melhora o funcionamento dos rins e ajuda a prevenir o câncer. No Sítio da Mata as mudas de Grumixama são encaminhadas para todo o Brasil via transportadora Jad Log, com aproximadamente 60 cm de altura.Nome popular: Grumixama
Nome Ciêntífico: Eugenia brasiliensis
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil – Mata pluvial Atlântica
Ciclo de vida: Perene
Folha: Suas folhas espessas, de um verde profundo, aliadas às abundantes flores brancas e à folhagem jovem avermelhada, lhe conferem um aspecto belíssimo. Floração – setembro, outubro, novembro.
Crescimento da planta: Árvore de crescimento rápido podendo chegar até 20 m de altura, com tronco curto e copa de forma piramidal
Quando da frutos? novembro-dezembro
Frutos Frutos de 2,5 cm, negros, amarelos ou vermelhos (conforme a variedade), arredondados mas fortemente comprimidos nos polos, com cálice persistente. Polpa espessa, de cor clara, suculenta e doce, que derrete na boca, lembrando o sabor das mais doces cerejas.
Quando da Flores? Floração – setembro, outubro, novembro.
Flores Flores surgindo de setembro a novembro
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar administre adubo orgânico semestralmente e NPK rico em potássio para ajudar na produção de frutos.
Como regar essa planta? faça regas diárias, porém sem nunca encharcar o solo, para que assim não favoreça a proliferação de fungos.
Vai em qual clima? tropical quanto na subtropical
Nativa de qual clima? tropical
Aceita poda? Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.
Vai na sombra? Sol pleno ou meia sombra
Planta de frio ou calor? é resistente a geadas leves de até -3 grau.
Mudas com qual altura? 60 cm
Atrai pássaros? atrai bastante aves
Quais pragas tem essa planta? é considerada bastante resistente ao ataque de pragas
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito