MATA PAU (Spitotheca passifloroides)
O mata-pau é uma árvore decídua no inverno, que pode se adaptar ao cultivo a pleno sol ou sob bosques sombreados, muito característica e exclusiva da mata pluvial atlântica, onde é pouco frequente. O nome popular refere-se ao fato de poder se comportar como planta escandente, envolvendo outras plantas com raízes fortes e constritoras. Pode ser cultivada em projetos de reflorestamento de áreas degradadas, principalmente próximo aos cursos d'água. É uma ótima opção para uso paisagístico, já que é muito ornamental, principalmente no período de floração, exibindo grandes flores vermelho-alaranjadas, que lembram as flores do maracujá; atrai muitos polinizadores, insetos e pássaros, e principalmente pica-paus. Pode ser empregada na arborização de parques, praças e ruas. A madeira pode ser empregada apenas para a confecção de pequenas caixas e brinquedos, pois não oferece muita resistência.
Nome popular: Mata-pau
Nome Ciêntífico: Spitotheca passifloroides (sin: Spirotheca rivieri )
Família: Malvaceae
Origem: Brasil (Nordeste, Sudeste, Sul)
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são alternas, compostas digitadas, com pecíolos glabros, estriados e de até 8 cm de comprimento; os folíolos (6-7) são subcoriáceos, elípticos-alongados e verde-escuros, com até 8 cm de comprimento e 3 de largura.
Crescimento da planta: até 9 m
Quando da frutos? Setembro-Dezembro
Frutos Os frutos são em cápsulas, ferrugíneo-pubescente (recoberta por tricomas de cor castanho-avermelhado), contendo muitas sementes pequenas, envoltas por pluma.
Quando da Flores? Julho-Agosto
Flores As flores se formam nos ramos terminais; são vistosas (lembrando a forma das flores de maracujá), solitárias, de coloração vermelho alaranjada
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida. "
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares durante os primeiros meses após o plantio da muda; depois de estabelecida, as regas podem ser mais esparsas, porém sempre mantendo a umidade.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em regiões de clima quente e úmido, prefere temperaturas amenas.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Não necessita de podas, mas podem ser feita podas de formação quando jovens, afim da manutenção do porte, bem como retirada de ramos secos e indesejados.
Vai na sombra? Sol pleno, Meia sombra
Vai bem com outras plantas? Sim.
Mudas com qual altura? 40cm
Mais informações:
Hoje vamos falar de mais uma das belezas do nosso Brasil: a árvore Mata Pau.
A Mata Pau é uma espécie nativa da Mata Atlântica, muito encontrada entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, bem como na região Nordeste.
A Spitotheca passifloroides, nome científico da Mata Pau, é uma espécie que perde suas folhas durante o inverno. Suas flores são solitárias, vistosas, chamam a atenção por sua coloração vermelho alaranjada, muito parecidas com as flores de maracujá e costumam surgir entre os meses de julho e agosto. Estas flores atraem muitos pássaros, entre eles, o Pica-Pau de Topete Amarelo, além de insetos polinizadores.
Também conhecida como Paineirinha Vermelha ou Mata Pau de Espinho, esta espécie, que pode chegar a 9 metros de altura, tem o curioso nome de Mata Pau porque é uma planta escandente, que acaba envolvendo outras plantas de raízes fortes e constritoras e pode acabar matando a espécie hospedeira. A Mata Pau é considerada uma mistura da Paineira Vermelha com o Baobá. Já a muda de Mata Pau chega a medir em torno de 40 cm.
Vamos aprender como cultivar a muda de Mata Pau e manter sua cidade mais bela com o encanto das suas flores?
Apesar de ser uma árvore ornamental de florada espetacular, a Mata Pau ainda é uma espécie pouco explorada pelos paisagistas. Seus frutos surgem durante a primavera.
Aposte no cultivo da muda de Mata Pau e aproveite de todos os seus benefícios.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de mudas.
Entre em contato com o Sítio da Mata e conheça as vantagens em adquirir a muda de Mata Pau e de outras espécies, nativas e raras, e contribua com o reflorestamento do meio ambiente.
Você também pode adquirir sua muda de Mata Pau acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br. Adquira esta e outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são criptografados e protegidos.
Compre com segurança, qualidade e entrega rápida.
Tem dúvidas? Entre em contato. O Sítio da Mata tem uma grande diversidade de espécies, além de soluções paisagísticas para você iniciar seu projeto.
Plante uma árvore e faça sua parte na preservação do nosso meio ambiente. A Natureza agradece.
BENEFÍCIOS DO MATA PAU
Dicas de Cultivo
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito