Erosão e Degradação do Solo

Erosão e Degradação do Solo
Erosão e Degradação do Solo
3.7 (73.33%) 3 votes

Erosão e Degradação do Solo

A degradação do solo acontece quando o mesmo perde a capacidade de produção, que mesmo após adubado não retorna ao seu estado original. A degradação em termos gerais é a destruição do solo, que pode ser causada por fatores químicos, como perda nutrientes, acidificação e salinização e por motivos físicos, devido esgotamento que pode ocorrer pela ação da natureza, como perda da estrutura e diminuição da permeabilidade. A erosão por sua vez é uma das consequências da degradação do solo.

O que é erosão

Erosão é o deslocamento de faixas de terra e/ou rochas que podem ocorrer devido a ação das chuvas ou dos ventos, destruindo as estruturas que compõem o solo, como areias, argilas, óxidos e húmus, que são levados para partes mais baixas do relevo, causando assim o efeito conhecido como erosão natural e que acontece em um ritmo natural.

Todavia quando há a interferência do homem esse processo de erosão torna-se muito mais acelerado, devido principalmente ao desmatamento e queimadas criar para plantações e pastagens.

Causas da degradação do solo

Como explicado anteriormente, a degradação do solo é qualquer tipo de ação ao longo do tempo causa o esgotamento e destruição do solo, a erosão é uma das causas mais conhecidas da degradação porém, outros fenômenos contribuem negativamente para este processo.

A salinização é um evento natural em diferentes ecossistemas, mas que intensifica-se devida às ações do homem, normalmente quando adota-se métodos errados de agricultura, gerando o acúmulo de sais minerais no solo.

Outra causa comum é o assoreamento de rios, com o processo de desmatamento da vegetação em torno dos rios, os sedimentos acabam sendo levados para o fundo e durante as chuvas pode causar inundações.

A laterização é um processo que causa a criação de uma dura camada de hidróxido de ferro ou alumínio na superfície do solo, causada principalmente pela decomposição das rochas. Como muitos outras causas, a laterização é acelerada pelo desmatamento na prática agrícola.

Além da erosão conhecida do solo, existe as voçorocas, causadas quando chuvas fortes atingem um solo sem proteção vegetal, causando a formação de fendas, resultado do impacto das águas por longos períodos.

Estas não são as únicas causas da degradação do solo, a lixiviação, o esgotamento dos solos, entre outros, são causas recorrentes que afetam a qualidade da terra, a seguir apresentaremos algumas formas para combater a degradação do solo.

Como combater a degradação e erosão do solo?

A revitalização de uma área que sofre com a degradação do solo pode ser feita principalmente com a “devolução” do ecossistema original ao ambiente. Porém, uma das principais causas da degradação é a perda de nutrientes do solo, que com o tempo torna muito difícil devolver a vegetação para o local.

Com ações paisagísticas isso se torna possível, inicie com uma semeadura temporária, com gramíneos de crescimento rápido para a estabilização temporária do solo, tais quais a grama bermuda e o capim vetiver.

Quando o solo já apresentar melhoras é o momento da semeadura permanente, que pode ser feita com o uso novamente, de gramíneas, árvores e arbustos para a estabilização permanente, neste tipo de caso o ideal é utilizar uma vegetação nativa.

Estas soluções são simples, contudo caso julgue necessário procure o auxílio de um paisagista para pensar em soluções sustentáveis para a degradação do solo da sua propriedade.

Para adquirir as plantas, arvores e arbustos necessários para revitalização do solo da sua propriedade entre em contato conosco, o Sítio da Mata dispõem de um grande variedade de plantas ideais para as mais diversas situações.

2 Comentários

  1. aurelino brites rocha disse:

    Gostaria de saber se vocês possuem mudas de capim vetiver e como procedo para receber no Rio Grande do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *