Entre ou cadastre-se
KITS E-BOOKS BLOG
Sobre Nós Clientes Dúvidas Onde Estamos Contato
(0)

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL - TODO SITE 60% OFF!* - APROVEITE!

voltar ao topo

BAMBU PARA ALIMENTAÇÃO

Outra opção do bambu como fonte de renda é o bambu para alimentação. Rico em proteína vegetais, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, vitaminas e capaz de prevenir câncer e doenças cardiovasculares, o bambu é um alimento saudável muito utilizado no oriente.

Além de úteis para paisagismo, A maioria das espécies de bambu fornece brotos comestíveis, ricos em proteína, fibras e elementos antioxidantes, os quais em muito se assemelham ao broto de palmito (Bambu de corpo e alma, 2007).

Bambu Para Alimentação

Broto de bambu é saboroso e nutritivo. Segundo análise feita em 18 tipos de bambus, o broto fresco de bambu contém 90% de água, mais de 2,4% de proteína, 17 tipos de aminoácidos que compõem as proteínas, baixa gordura e possui bastante fibra, além de ser rico em elementos minerais.

O broto ainda contém elementos de selênio que é importante para evitar doenças e mesmo o câncer, elementos de germaclinium que segundo patente japonesa, pode ativar células humanas.

Referências Cientificas do Bambu Para Alimentação

De acordo com livro “ Nutrition and Therapy”, broto de bambu funciona bem como expectorante, melhora na digestão e diurese. Ele pode ser utilizado na cura de edema e se cozinhado com pepino do mar e aplicado na pele, a torna mais fina macia e radiante (Cultivation & Integrated Utilization on Bamboo in China).

No Oriente, onde culturalmente se consome bambu para alimentação, existe vasto mercado de brotos de bambu onde são transacionados milhares de dólares por ano além de alto consumo per capita do produto, e no Brasil podem ser encontrados em fornecedores especializados como a Sítio da Mata.

Bambu Para Alimentação

Várias espécies podem ser utilizadas para tal fim, mas principalmente tem-se consumido brotos de bambu para alimentação a partir de espécies como: D.Giganteus, D.Asper, D. Latiflorus e B.Oldhamii e P.Pubescens.

Algumas espécies como G.Angustifolia e B.Vulgaris, não são tão apreciadas, pois produzem colmos muito amargos (Pereira e Beraldo, 2007).

Broto Broto

Manejo do Bambu Para Alimentação

Com relação ao manejo, os brotos são colhidos bem novos, com 10 a 15 dias de vida. Quando se colhe um broto, nasce outro em seu lugar e este processo se repete por três meses consecutivos (processo ocorre em bambus entouceirantes).

É necessária boa adubação também. Colmos (hastes) de um ou dois anos devem ficar na touceira para as próximas brotações, pois colmos novos alimentam melhor novos brotos. Uma touceira bem adubada e manejada produz em média 20 brotos por ano.