ALCACHOFRA ROXA ROMANA ( Cynara cardunculus subsp. Scolymus.)
A Alcachofra Roxa é uma planta perene e as partes usadas são: folhas, brácteas (flor) e raiz.
Nome popular: ALCACHOFRA ROXA ROMANA
Nome Ciêntífico: Cynara cardunculus subsp. Scolymus.
Família: Asteraceae
Origem: África e Europa.
Época da Semeadura: Abril e Maio
Instruções de Semeadura: O solo deve ser bem-drenado com pH entre 6 e 8, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. As sementes podem ser plantadas no local definitivo ou em saquinhos próprios para mudas e transplantadas para o local definitivo 3 ou 4 semanas após a germinação em covas com espaçamento de 2 a 2,5 m entre linhas e 1,5 a 2 m entre plantas.
Tempo para Germinação: 1 semana.
Colheita: 150 dias após a semeadura.
Sementes por envelope: 18
Peso envelope: 0,85
Ciclo de vida: Perene
Folha: Lombadas e espinhosas, possuem a superfície superior de cor verde-escuro e o inferior esbranquiçada.
Crescimento da planta: 1 a 2 metros.
Quando da frutos? Final de agosto até novembro.
Frutos É um botão de flor fechado.
Quando da Flores? Final de agosto até novembro.
Flores É um botão de flor fechado.
Como adubar essa planta? Aplicar por planta: 15 a 20 e de esterco de curral ou 5 e de esterco de galinha mais 300 a 400 g de superfosfato simples e 50 a 80 g de cloreto de potássio. Estes últimos podem ser substituídos por 400 a 500 g de NPK na formulação 4-14-8.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Equatorial, Tropical, Temperdo e Polar.
Aceita poda? O único corte realizado é para retirada da alcachofra.
Vai na sombra? Sol pleno por pelo menos algumas horas por dia.
Planta de frio ou calor? Mediterrâneo, Subtropical e Temperado. É necessário um período com baixas temperaturas para induzir o florescimento.
Vai bem com outras plantas? Evitar ervas para não haver a competição por nutrientes.
Mudas com qual altura? 1 a 2 metros
Atrai pássaros? não
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Caramujo, lesmas, cochonilha, lagarta-rosca, nematóides e pulgões,
Mais informações:
A Alcachofra roxa romana é uma planta perene de origem da região mediterrânea europeia, muito usada na culinária e é considerada uma iguaria exótica para o preparo dos mais variados pratos.
A alcachofra roxa romana é rica em vitaminas C, A e do complexo B sendo muito consumida em dietas alimentares para a perda de peso devido ao seu baixo valor calórico e sua função diurética.
Ela também possui funções antioxidantes, que agem contra a ação de radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
As partes comerciáveis são as inflorescências, popularmente chamadas de botões, os quais são utilizadas para consumo in natura. A parte interna do talo pode ser consumida como palmito.
A alcachofra roxa romana é uma flor comestível, que nasce sustentada por hastes retas que nascem no centro de uma folhagem, formando um tufo de um metro de altura. As partes comestíveis da alcachofra são o miolo e a parte macia, e com polpa que se encontra na base da flor.
A semente de alcachofra roxa romana deve ser plantada em solo argiloso, bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica.
Não suporta o encharcamento do solo, portanto a rega deve ser feita duas vezes por semana se o solo estiver muito seco, caso contrário uma vez por semana é suficiente.
A alcachofra roxa romana prefere temperaturas mais amenas, úmidas e em locais com pouca incidência de ventos, como as regiões mais serranas, sem muitas geadas.
Em climas mais quentes, como no nordeste brasileiro, a planta não se desenvolve bem, ficando com a área comestível prejudicada e com baixa qualidade pela abertura precoce do botão.
As pragas mais comuns a atingir a plantação da alcachofra roxa romana são caramujo, lesmas, cochonilha, lagarta-rosca, nematoides e pulgões. Devem ser usados defensores próprios para o combate dessas pragas para uma colheita saudável.
Na medicina popular, a folha e a semente da alcachofra roxa romana são usadas como complemento no tratamento da anemia, diabetes, reumatismo, problemas no trato urinário entre outras enfermidades.
A folha é muito usada para curar ressaca ou indigestão por conter a cinarina, que é um importante estimulante do aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua semente de alcachofra roxa romana e conheça outras variedades de hortaliças para a sua plantação.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito