BARÚ ( Dipteryx alata)
O Baru é uma árvore imponente e bela, que além de oferecer sombra farta, pode chegar a 25 metros de altura. Possui floração incomum e os deliciosos e nutritivos frutos, semelhante amêndoa, são muito aromáticos, além de possuírem sabor semelhante ao do amendoim e da castanha de caju e são de grande valor nutricional, com altos teores de proteína.
Nome popular: BARÚ
Nome Ciêntífico: Dipteryx alata
Família: Fabaceae
Origem: América do Sul, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru
Época da Semeadura: Sementes devem ser enterradas a 2 ou 3 cm a pleno sol.
Instruções de Semeadura: A semeadura deverá ocorrer o mais breve possível após coleta das sementes. Aconselha-se a produção das mudas em sacos de polietileno (tamanho médio). Plantar de uma a duas sementes, ou, amêndoas por saco, enterrando-as a uma profundidade média de 1 cm. A porcentagem de germinação, geralmente, é de 90%. O período de germinação para amêndoas demora, em média, 15 dias. O período de germinação das sementes submetida ao processo de escarificação mecânica e embebidas por 24 horas em água, antes de serem plantada, demora, em média, 45 dias.
Tempo para Germinação: 20 dias
Colheita: 6 meses
Sementes por envelope: 2
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene.
Folha: As folhas são compostas imparipinadas, alternas, com folíolos oblongos, glabros e de cor verde escura.
Crescimento da planta: É de crescimento relativamente rápido, embora um pouco irregular entre os indivíduos. O Baru é uma árvore frutífera e ornamental, nativa do cerrado e zonas de transição deste com a mata atlântica e conhecida por suas deliciosas amendoas. Ela atinge até cerca de 25 metros de altura e ocorre no Brasil, Paraguai, Perú e Bolívia.
Quando da frutos? Frutifica nos meses de Setembro a Novembro.
Frutos Os frutos que se seguem são drupas carnosas, de casca pardacenta, polpa doce e endocarpo pétreo, muito difícil de ser rompido, que envolve uma única semente, oleaginosa, de cor castanha e formato elipsóide.
Quando da Flores? Meados da primavera até o início do verão.
Flores As inflorescências surgem em cachos terminais, com delicadas flores verde-amareladas, de centro cor-de-rosa, que parecem borboletas.
Como adubar essa planta? No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com 6 pás de matéria orgânica bem curtida mais 50 gramas de NPK 10-10-10, dobrando essa quantidade a cada ano até o terceiro ano.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical/Subtropical
Aceita poda? Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou os que surgirem e estiverem virados para o centro da copa.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? Continental, Mediterrâneo, Tropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 25 metros
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? A polpa do fruto é danificada por insetos, principalmente coleópteros e lepidópteros. Doenças Cylindrocladium sp. em viveiro, principalmente quando as mudas ficam á sombra.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito