CALÊNDULA (Calendula officinalis) SAZONAL - DISPONIBILIDADE A PARTIR DE MAIO
A calêndula é uma planta anual, muito ornamental pela beleza de suas flores, que se formam acima da folhagem em capítulos grandes. Amplamente cultivada no mundo, é utilizada na medicina tradicional desde a Idade Média; possui muitos compostos medicinais utilizados na produção de fitoterápicos e tratamento de enfermidades, além disso é considerada uma espécie comestível, sendo consumida em saladas ou outros pratos. Se desenvolve melhor em regiões com temperaturas amenas e secas, sendo um pouco exigente quanto a quantidade de matéria orgânica no solo e muito tolerante às baixas temperaturas. É muito cultivada na região Sul do Brasil, mas pode ser cultivada em regiões mais quentes, sem grandes problemas. Hoje, existem variedades modificadas e selecionadas especificamente, tanto para fins ornamentais quanto para fins medicinais. No paisagismo, a calêndula é empregada na composição de jardins, formando bordaduras, maciços ou em vasos, apresentando variedades mais baixas, com diferentes tonalidades de flores e formas das flores. Existem ainda outras variedades cultivadas para uso medicinal, e outras para cultivo como flor de corte, sendo duráveis e apresentando hastes da inflorescência mais longa.
Nome popular: Calêndula
Nome Ciêntífico: Calendula officinalis
Família: Asteraceae
Origem: Costa do Mar Mediterrâneo (principalmente Espanha)
Ciclo de vida: Anual
Folha: As folhas são espatuladas e lanceoladas, alternas, macias, com textura aveludada, de coloração verde médio.
Crescimento da planta: até 0,6 m
Quando da frutos? -
Frutos -
Quando da Flores? Inverno- Primavera (podem se formar em outras épocas do ano)
Flores As inflorescências são em capítulos, contendo muitas flores minúsculas com petalas amarelo- alaranjadas, geralmente se abrem ao nascer do sol e se fecham ao entardecer.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias."
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, principalmente em regiões quentes, mas evitando encharcamentos; é recomendado solo arenoso e com boa drenagem.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em regiões de clima mais seco e temperaturas amenas, mas pode se desenvolver nos climas brasileiros, principalmente nos períodos mais frios do ano. Existem ainda variedades selecionadas e modificadas para interesse ornamental que se des
Nativa de qual clima? Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Pode ser feita a poda das flores velhas, mas planta não terá tanto vigor por ser uma espécie de ciclo anual; é recomendada a substituição das plantas.
Vai na sombra? Sol pleno
Mudas com qual altura? até 20 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito