CEREJEIRA JAPONESA (Prunus campanulata)
A cerejeira japonesa é uma árvore ornamental, de beleza singular.
Espécie de origem asiática e com forte influência japonesa, a cerejeira japonesa é símbolo no Japão. A primeira semente de cerejeira japonesa floresceu no Jardim de Kyoto e anualmente o Japão pára durante o mês de janeiro para o Festival da Sakura, quando a árvore está carregada de flores, com transmissão ao vivo pela TV, lotando ruas com admiradores que querem observar, de perto, a beleza natural da cerejeira japonesa. Culturalmente os japoneses assemelham suas flores à imagem das gotas de sangue que os samurais derramavam em suas batalhas.
Vamos conhecer a cerejeira japonesa com mais detalhes e descobrir como é possível ter esta espécie cultivada no seu jardim!
Características da cerejeira japonesa
Também conhecida como cerejeira-ornamental, cerejeira branca ou Sakura, a cerejeira japonesa é uma árvore da família Rosaceae, de grande destaque quando se apresenta sozinha, de forma isolada. Mas, em conjunto com outras, da mesma espécie, em um pequeno bosque ou em alamedas, são muito agradáveis aos olhos e deixam um visual incrível.
No Brasil, a árvore perde suas folhas entre os meses de maio e junho e começa a florescer a partir de julho. No final do inverno e início da primavera, acontece, em São Paulo, todo ano, o Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo.
A curiosidade é que a cerejeira japonesa passa por transformação no decorrer do ano. Suas folhas mudam de cor a cada estação. Mas o grande charme da cerejeira japonesa é, sem dúvida, suas flores, perfumadas, de cor branca e tonalizada de rosa, muito usadas também para fazer chás.
As cerejeiras japonesas são belas, intensas, elegantes e imponentes. Podem medir de 4 a 12 metros de altura. Vamos ver como cultivar a cerejeira japonesa.
Onde cultivar a muda de cerejeira japonesa
Apesar de sua aparência frágil, a cerejeira japonesa pode ser facilmente plantada em seu jardim, pois não requer muitos cuidados.
Esta árvore também pode ser cultivada em vasos. A cerejeira japonesa é uma árvore de porte médio a grande, por isso é importante escolher um vaso com capacidade para comportar as raízes, com boa drenagem e permitir que a planta cresça saudável.
Como cultivar a muda de cerejeira japonesa
A cerejeira japonesa é uma espécie que pode ser cultivada em qualquer época do ano! Conheça os principais cuidados:
Solo: a cerejeira japonesa costuma se adaptar a qualquer tipo de solo, mas prefere solos nutridos, úmidos e profundos. Costuma ser bem resistente em solos urbanos.
Clima: necessita de clima ameno. Em climas frios ela pode não ter um bom desenvolvimento
Luz: a cerejeira japonesa que fica mais exposta ao sol tem sua floração mais intensificada, mas também pode ser cultivada sob a meia sombra.
Rega: regular, evitar encharcamento.
Poda: pode ser realizada, desde que mantenha os galhos mais grossos para manter a saúde da árvore.
E sempre aqueles cuidados com pragas e aves que costumam se deliciar com os frutos da cerejeira japonesa.
Onde encontrar a muda de cerejeira japonesa para cultivo
As cerejeiras japonesas possuem beleza impressionante durante todo ano, sendo, sem dúvida, uma ótima escolha para o paisagismo de jardim.
Aqui no Sítio da Mata você encontra muda de cerejeira japonesa e tudo mais que você precisa para cultivar esta espécie linda e cheia de cor e significado.
No Sítio da Mata facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros e ainda damos dicas de cultivo.
Conheça outras espécies apreciadas pela cultura oriental:
https://www.sitiodamata.com.br/bambu-mosso-p-edulis-1.html
https://www.sitiodamata.com.br/bambu-japones-bambu-metake-2.html
Sobre o envio da muda de cerejeira japonesa
Enviamos as mudas em caixas grandes e espaçosas, via transportadora ou caminhão. Tomamos todo o cuidado para que as mudas cheguem bonitas e saudáveis para você.
Caso haja algum problema com sua encomenda, entre em contato e daremos o suporte necessário.
Pensou em plantar? Pensou no Sítio da Mata.
Nome popular: CEREJA JAPONESA
Nome Ciêntífico: Prunus campanulata
Família: Rosaceae
Origem: Japão
Ciclo de vida: Perene
Folha: A árvore perde todas as folhas entre maio e junho
Crescimento da planta: até 12 m
Frutos Não comestíveis. O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.
Quando da Flores? Inverno
Flores A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa do origami, que através de dobras específicas em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida.
Como regar essa planta? Regas regulares sem encharcamento.
Vai em qual clima? Temperado, Tropical e Subtropical.
Nativa de qual clima? Temperado
Aceita poda? Sim, desde que não seja drástica.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Prefere frio
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? até 1,00 m
Atrai pássaros? Sim
Atrai borboletas? Não muito
Mais informações:
A cerejeira japonesa é uma árvore ornamental, de beleza singular. Também conhecida como cerejeira-ornamental, cerejeira branca ou Sakura, esta árvore é de grande destaque quando se apresenta sozinha, isolada. Mas, em conjunto com outras, da mesma espécie, em um pequeno bosque ou em alamedas, são muito agradáveis aos olhos.
Da família da Rosaceae, de origem asiática e com forte influência japonesa, as cerejeiras japonesas são símbolos no Japão. A primeira cerejeira japonesa floresceu no Jardim de Kyoto e anualmente o Japão pára durante o mês de janeiro para o Festival da Sakura, quando a árvore está carregada de flores, com transmissão ao vivo pela TV, lotando ruas com admiradores que querem observar de perto a beleza natural da cerejeira japonesa. Culturalmente os japoneses assemelham suas flores à imagem das gotas de sangue que os samurais derramavam em suas batalhas.
No Brasil, a árvore perde suas folhas entre os meses de maio e junho e começa a florescer a partir de julho. A curiosidade é que esta árvore passa por transformação no decorrer do ano. Suas folhas mudam de cor a cada estação. Mas o grande charme da cerejeira japonesa é, sem dúvida, suas flores perfumadas de cor branca e tonalizada de rosa, muito usada também para fazer chás. Seu fruto é não-comestível.
As cerejeiras japonesas são belas, intensas, elegantes e imponentes. Podem medir de 4 a 12 metros de altura. Mas, apesar de sua aparência frágil, ela pode ser facilmente plantada em seu jardim, pois não requer muitos cuidados. E o melhor: elas podem ser cultivadas em qualquer época do ano!
Como cultivar a muda de cerejeira japonesa:
Solo: adaptável a qualquer tipo de solo, mas prefere solos nutridos, úmidos e profundos. Costuma ser bem resistente em solos urbanos.
Clima: necessita de clima ameno. Em climas frios ela pode não ter um bom desenvolvimento.
Luz solar: a cerejeira japonesa que fica mais exposta ao sol tem sua floração, mas também podem ser cultivadas à meia sombra.
Poda: pode ser realizada, desde que mantenha os galhos mais grossos para manter a saúde da árvore.
Rega: regular, evitar encharcamento.
E sempre aqueles cuidados com pragas e aves que costumam-se deliciar com os frutos da cerejeira japonesa.
A multiplicação por semente de cerejeira é muito favorável, pois as mudas precisam de 5 anos para florescer pela primeira vez.
As cerejeiras japonesas possuem beleza impressionante durante todo ano. Aqui no Sítio da Mata muda de cerejeira japonesa e tudo mais que você precisa para cultivar esta espécie linda e cheia de cor e significado.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito