PLANTA BATOM (Aeschynanthus pulcher)
A planta-batom é uma espécie reptante ou pendente, com comportamento de epífita, rizomatosa, de ramagem ramificada na base e hastes finas. As folhas possuem aprecia cerosa, de coloração verde-brilhante. As flores possuem corola tubular e de vermelho intenso, com cálice tubular/cilíndrico, lembrando um batom vermelho (principalmente antes de desabrocharem), dando origem ao nome popular. Pode ser cultivada como planta pendente em vasos e jardineiras (pendentes ou não), tanto em ambientes internos bem arejados como em ambientes externos. Também é usada como forração, em canteiros ao abrigo da luz solar direta. Não deve ser cultivada em vasos muito pequenos, pois necessita de espaço para formam as raízes e caules. O cultivo deve sempre ser feito a meia sombra, com irrigações em intervalos para não umedecer demais o substrato e não tolera frio intenso ou geadas.
Nome popular: Planta-batom
Nome Ciêntífico: Aeschynanthus pulcher
Família: Gesneriaceae
Origem: Sudeste asiático
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas medem até 6 cm de comprimento, são opostas e com pecíolos curtos, oval-lanceoladas, glabras, cerosas, dispostas ao longo de toda a extensão dos ramos.
Crescimento da planta: até 1 m
Quando da frutos? -
Frutos -
Quando da Flores? Primavera-Outono
Flores As flores são dispostas em glomérulos terminais, apresentam corola tubular vermelhas com dois lábios e cálice tubular verde-arroxeado.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 metro quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, mantendo o solo úmido mas evitando encharcamentos e deixando que substrato seque superficialmente entre as regas.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em praticamente todas as regiões do país, mas protegida de geadas e ventos frios nas regiões de frio mais intenso.
Nativa de qual clima? Tropical, Equatorial
Aceita poda? Não necessita de podas, apenas para limpeza de ramos, flores e folhas mortas.
Vai na sombra? Meia sombra
Mudas com qual altura? até 20cm
Mais informações:
Sem dúvida, conviver de perto com a natureza pode trazer muitos benefícios para o corpo e para a mente.
As plantas têm o poder de melhorar a qualidade do ar, transmitir paz, serenidade e muito aconchego ao ambiente em que estão sendo cultivadas. Você já pensou em trazer esses prazeres para dentro da sua casa?
Hoje vamos falar de uma espécie conhecida como planta batom, uma herbácea reptante ou pendente, com comportamento de epífita que pode trazer bastante charme e aconchego para o decór da sua residência, varanda, jardim, entre outros.
Da família Gesneriaceae, a planta batom é uma espécie perene originária do sudeste asiático, também conhecida pelos nomes de columéia batom ou cipó batom.
De fato, a Aeschynanthus pulcher, nome científico da planta batom, é uma espécie bastante elegante. Suas folhas são simples, dispostas em pares opostos nas hastes, ovaladas e de textura serosa.
Seu espetáculo fica por conta das flores no tom vermelho, surgindo durante a primavera até o final do verão, formadas nas pontas das hastes, com as pétalas espaçadas e de pontas arredondadas, com cálice e corola em formatos tubulares.
Podendo atingir até 1 metro de altura, a preferência de cultivo dessa planta em ambientes internos ou externos é através de vasos suspensos. Em seu habitat natural a planta batom pode ser encontrada sobre árvores, crescendo na forma de planta epífita.
O que acha de apostar em uma decoração suspensa? Continue a leitura para entender como cultivar a planta batom.
COMO CULTIVAR PLANTA BATOM
A planta batom pode ser cultivada tanto em ambientes internos, como externos, com boa iluminação.
Para que sua planta floresça e você aprecie o vermelho de suas flores, a iluminação é um fator bastante importante.
Caso você não disponha de espaço com boa iluminação, é recomendado o cultivo da planta batom em áreas externas até o início de sua floração.
E se você deseja plantar essa espécie de valor ornamental, conte com o Sítio da Mata. Mesmo sem flores, a planta batom promete um visual bastante interessante.
Somos um viveiro de plantas e estamos há 23 anos cultivando e comercializando diversas espécies, oferecendo soluções de plantio e garantindo a sua satisfação com a qualidade dos nossos produtos.
No Sítio da Mata você encontra diversos tipos de flores, árvores, hortaliças, espécies raras e exóticas, pendentes ou rasteiras e muito mais.
Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros. E você ainda pode adquirir sua muda planta batom acessando o nosso site www.sitiodamata.com.br. Acesse e confira!
Além de uma grande variedade de plantas, ainda temos insumos e ferramentas para você começar seu plantio quando quiser!
Compre com qualidade, pague com segurança e receba sua encomenda com o compromisso Sítio da Mata.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito