GRAMA AZUL (Festuca glauca)
As variedades diferem principalmente quanto ao porte, tonalidade das folhas e densidade das touceiras. A maioria delas foi desenvolvida da Alemanha, as principais são ‘Auslese’, ‘Azurit’, ‘Blaufink’, ‘Blaufuchs’, ‘Blauglut’, ‘Blauspatz’, ‘Boulder Blue’, ‘Caesia’, ‘Daeumling’, ‘Elijah Blue’, ‘Euchre’, ‘Golden Toupee’, ‘Harz’, ‘Meerblau’, ‘Seeigel’, ‘Silberreiher’, ‘Uchte’. Utilize estes bonitos pompons para criar contrastes com o piso e outras plantas de cores diferentes no jardim. Destaca-se quando plantada isolada ou em grupos dispersos em jardins de pedra e áridos. Pode ser plantada no litoral, pois tolera bem a salinidade do solo.
Nome popular: Grama Azul
Nome Ciêntífico: Festuca glauca
Família: Poaceae
Origem: Ásia. Europa
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são lineares, arqueadas e longas, com cerca de 20 cm de comprimento e apresentam coloração azul-acinzentada. No verão a festuca-azul produz inflorescências espigadas, com flores pequenas, sem valor ornamental. As variedades diferem principalmente quanto ao porte, tonalidade das folhas e densidade das touceiras.
Crescimento da planta: até 20 cm
Quando da Flores? Verão
Flores A festuca-azul produz inflorescências espigadas, com flores pequenas, sem valor ornamental.
Como adubar essa planta? "Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida."
Como regar essa planta? Manter solo hidratado, porém sem encharcamento.
Vai em qual clima? Aprecia o clima ameno. É bastante resistente a períodos de estiagem. Com o tempo tende a envelhecer e morrer no centro da touceira.
Nativa de qual clima? Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Não necessita
Vai na sombra? Pleno sol e meia sombra
Mudas com qual altura? até 20 cm
Mais informações:
Já conhecem a grama azul?
Hoje nossa leitura é dedicada a uma espécie de gramínea de vida perene, com textura fina, elegante e coloração azulada, bastante disseminada em projetos paisagísticos – a grama azul.
A Festuca glauca, nome científico da grama azul, é uma espécie de forração bastante requisitada em projetos paisagísticos, por seu valor ornamental.
Tanto para forração de solo, formando maciços e bordaduras ao longo de caminhos ou delimitando espaços de jardins e canteiros.
Da família Poaceae, essa espécie de folhas longas e arqueadas, de origem asiática e europeia, pode medir de 15 a 25 cm de altura.
A grama azul possui diversas variações encontradas na natureza. Essas variações definem o porte e tonalidade de cada planta. Também existem as espécies híbridas, da mesma família.
Que tal deixar sua área externa mais charmosa? Vamos entender como ter jardins com grama azul com as dicas de cultivo:
Que tal cultivar a grama azul? Já imaginou sua área externa cercada dessa grama linda formando lindos caminhos? E uma característica importante deste tipo de grama: é uma planta resistente ao pisoteio, embora sugerimos que evite pisar nas espécies.
Seguindo o passo a passo de como plantar grama azul, com certeza seu projeto paisagístico vai fazer sucesso.
Encontre grama azul no Sítio da Mata!
No Sítio da Mata temos várias espécies de gramas e forrações, árvores, cercas vivas, flores, hortaliças, muitas novidades de espécies ornamentais, exóticas e nativas esperando por você. Somos um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas.
Estamos há 24 anos nesse segmento, trazendo o que há de novo para você começar seu projeto paisagístico agora mesmo.
Além da grama azul, ainda temos outros tipos de gramas e forrações à sua espera.
Escolha o que deseja, acessando nosso site, www.sitiodamata.com.br. Confira nossos produtos e condições: Insumos, ferramentas, livros, acessórios para jardins e uma infinidade de opções para você escolher.
Compre com segurança e qualidade. Facilitamos suas compras em até 12 vezes sem juros.
Conte com a elegância da grama azul e venha colocar seu projeto em andamento.
DICAS DE CULTIVO DA GRAMA AZUL
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito