HERA BATATA (Hedera canariensis)
A Hera batata, também conhecida como Hera das Canárias ou simplesmente Hera, é uma planta ornamental de destaque por sua folhagem exuberante, que se adapta bem a diversos ambientes.
Versátil e resistente, é ideal para cobrir muros, treliças, cercas ou formar forrações verdes sob árvores e em jardins sombreados.
De origem exótica, mas amplamente cultivada em várias partes do mundo, a Hedera canariensis ganhou espaço também nos projetos paisagísticos brasileiros, seja em ambientes externos ou internos.
Com seus caules longos e folhas largas, a Hera batata oferece um visual clássico e elegante, que combina com estilos rústicos, tropicais ou contemporâneos.
Características da Hera batata
Origem e Família
A Hera batata (Hedera canariensis) é originária das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado no Oceano Atlântico. Esta trepadeira pertence à família Araliaceae, a mesma da Cheflera e da Arália.
Crescimento e Tamanho
Trata-se de uma planta trepadeira vigorosa, que pode alcançar facilmente até 10 metros de comprimento ou mais, quando cultivada em locais com condições favoráveis e suporte adequado.
Quando usada como forração, forma um tapete denso de folhas, cobrindo bem o solo ou áreas sombreadas.
Seu crescimento é rápido, sendo necessário realizar podas regulares para conter sua expansão e manter a forma desejada.
Descrição da Planta
A trepadeira Hera batata se caracteriza por folhas grandes, brilhantes, de coloração verde-escura com nervuras claras, de formato triangular ou lobado. Os caules emitem raízes adventícias que se fixam facilmente a superfícies como muros, paredes, troncos e treliças.
Embora sua floração ocorra raramente em cultivo, as flores são pequenas e esverdeadas, reunidas em inflorescências discretas. O valor ornamental da planta está, sem dúvida, em sua folhagem densa e decorativa.
Vale lembrar que a planta pode ser tóxica se ingerida, devendo-se manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.
Onde cultivar muda de Hera batata?
A Hedera canariensis é ideal para ser cultivada em muros, cercas, grades, treliças, vasos suspensos e como forração em canteiros sombreados. Sua versatilidade permite que seja usada tanto em jardins externos quanto em interiores bem iluminados, desde que tenha espaço para se desenvolver.
Como cultivar muda de Hera batata?
Solo
A planta se adapta bem a diversos tipos de solo, desde que haja boa drenagem e algum teor de matéria orgânica. Para um desenvolvimento mais vigoroso, recomenda-se um substrato leve, enriquecido com húmus. O pH ideal varia entre 6,0 e 7,0.
Clima
A Hedera canariensis prefere clima ameno a subtropical, mas tolera bem o calor e ambientes úmidos. Deve ser protegida de geadas intensas. Em regiões muito quentes, deve receber sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.
Luz
Ela se desenvolve melhor em meia-sombra, mas também pode crescer sob sol pleno, especialmente em regiões mais frescas. Em locais com muita sombra, a planta tende a crescer com menos vigor e folhas menos densas.
Rega
A rega deve ser moderada, mantendo o solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Após o estabelecimento da muda da trepadeira Hera Batata, a planta se torna relativamente resistente à seca, exigindo menos irrigação.
Onde encontrar muda de Hera batata para cultivo?
A Hera batata é uma excelente escolha para quem busca uma planta ornamental de fácil cultivo, que ofereça cobertura vegetal e um toque de sofisticação ao ambiente.
Seja em muros, vasos ou como forração, essa trepadeira versátil proporciona beleza duradoura com pouca manutenção. Invista nessa espécie e descubra a elegância das folhas que abraçam os espaços.
Você encontra mudas saudáveis de Hera batata (Hedera canariensis) e de muitas outras espécies de trepadeiras para seu jardim, no Sítio da Mata. Acesse o site e parcele suas compras em até 12 vezes sem juros.
Sobre o envio
O Sítio da Mata realiza o envio das mudas com extremo cuidado, utilizando embalagens especiais e técnicas de proteção das raízes para garantir que sua planta chegue em perfeito estado. Trabalhamos com logística eficiente para que você receba uma muda vigorosa, pronta para prosperar no seu jardim.
Nome popular: Hera-batata, Hera-da-algéria
Nome Ciêntífico: Hera canariensis
Família: Araliaceae
Origem: África, Açores e Ilhas Canárias
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, alternas, largas e trilobadas, com recortes profundos, de coloração verde com nervuras marcadas em tom mais claro. Elas podem variar a cor, tonalidade e forma de acordo com a variedade cultivada.
Crescimento da planta: 2 m ou mais (crescendo sobre estruturas)
Quando da frutos? Só frutifica em clima temperado.
Frutos Os frutos são globosos e quando maduros assumem coloração preta, servindo de alimento para aves.
Quando da Flores? Só floresce em clima temperado.
Flores As inflorescências são terminais, com flores pequenas e esverdeadas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, evitando encharcamentos.
Vai em qual clima? Adaptada ao cultivo em regiões frias e umidas, é ideal para os climas sutropicais, apreciando climas temperado, mediterrâneo e oceanico. Pode se adaptar ao cultivo em climas tropicias, mas tendo culdado com exposição direta ao sol e temperaturas muito alt
Nativa de qual clima? Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico.
Aceita poda? Sim. É muito tolerante à podas, que devem ser feitas para o controle do porte e crescimento.
Vai na sombra? Meia sombra, Sol pleno
Vai bem com outras plantas? Sim
Mudas com qual altura? 20 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito