LÉIA VERMELHA (Leea rubra)
A Léia Vermelha (Leea rubra) é uma planta ornamental que encanta pelo seu visual exuberante e cores vibrantes.
Pertencente à família Vitaceae, essa espécie tropical se destaca em jardins e paisagens devido às suas folhas avermelhadas e flores delicadas.
Se você busca uma planta de fácil cultivo e com alto impacto no seu paisagismo, siga esta leitura e entenda como trazer a Leea rubra para seu jardim.
Características da Leea rubra
Origem e Família
A Leea Rubra é da mesma família das videiras, da falsa vinha e da hera cissus. Essa espécie tem sua origem em regiões tropicais da Ásia, sendo amplamente encontrada em países como Malásia, Indonésia e Filipinas.
Crescimento e Tamanho
A Léia Vermelha é um arbusto perene que pode atingir entre 1,5 a 3 metros de altura, dependendo das condições de cultivo.
Seu crescimento é moderado, formando uma estrutura compacta e densa, ideal para o uso em cercas vivas ou como planta de destaque em canteiros.
Descrição da Planta
Suas folhas são grandes, compostas e possuem uma tonalidade arroxvibrante quando jovens, tornando-se esverdeadas com o passar do tempo.
A floração ocorre em inflorescências delicadas, de coloração avermelhada a alaranjada, que atraem borboletas e outros polinizadores.
Seu visual exótico torna essa planta uma excelente opção para ornamentação de áreas externas.
Onde Cultivar Muda de Léia Vermelha
A Léia Vermelha pode ser cultivada tanto em canteiros a pleno sol quanto em vasos, desde que receba boa iluminação, sendo uma boa escolha para ambientes internos também.
Seu porte permite que seja usada em jardins tropicais, cercas vivas ou como planta de destaque em paisagismo.
Como Cultivar Muda de Léia Vermelha
Solo
A Leea rubra prefere solos bem drenados, ricos em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,5. O solo deve ser mantido sempre levemente úmido, mas sem encharcamento.
Clima
Se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, com temperaturas entre 20°C e 30°C. Em regiões mais frias, deve ser protegida contra geadas.
Luz
Desenvolve-se melhor sob luz solar direta ou em meia-sombra, mas a intensidade da cor avermelhada das folhas é realçada em locais bem iluminados.
Regas
A rega deve ser regular, mantendo o solo úmido, mas evitando excessos. No verão, a frequência pode ser aumentada para evitar o ressecamento.
Onde Encontrar Muda de Léia Vermelha para Cultivo
Seja para a formação de maciços, renques ao longo de muros, cercas vivas ou como planta destaque em jardins, apostar no cultivo a Leea rubra vai realçar a beleza do seu jardim.
Se você deseja adquirir mudas dessa ou de outras espécies ornamentais, trepadeiras, arbustivas e outras soluções para o seu jardim, você está no lugar ideal.
O Sítio da Mata, com cerca de 30 anos de experiência no cultivo e envio de plantas, tem uma grande variedade de espécies esperando por você.
Sobre o Envio
O Sítio da Mata realiza o envio das suas encomendas com todo o cuidado necessário para garantir que cheguem em perfeitas condições.
Tudo é preparado com o cuidado e a experiência de colaboradores especializados. Saiba mais!
Nome popular: Léia-vermelha
Nome Ciêntífico: Leea rubra (sin: L. coccinea/ L. guineensis)
Família: Vitaceae
Origem: Ásia, Oceania
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são compostas pinadas, com folíolos lanceolados, verde escuro-arroxeados, de margens onduladas.
Crescimento da planta: até 2,5 m
Frutos Os frutos são do tipo baga, pequenos e globosos.
Quando da Flores? Primavera-Verão
Flores As inflorescências são terminais, em corimbos (cachos) vermelho-arroxeados, com flores pequenas, róseo-amareladas.
Como adubar essa planta? Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.
Como regar essa planta? Necessita de regas regulares, evitando encharcamentos.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em quase todas as regiões do Brasil, mas não tolera frio intenso.
Nativa de qual clima? Tropical, Equatorial.
Aceita poda? Sim, podem ser realizadas podas para formação e adensamento, mas cresce lentamente.
Vai na sombra? Sol pleno, meia sombra
Mudas com qual altura? 50 cm
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito