Tomate Cereja (Solanum lycopersicum)
O tomate cereja possui as mesmas propriedades dos outros tomates com sabor mais adocicado e menos ácido. Crescem rapidamente.
Nome popular: TOMATE CEREJA
Nome Ciêntífico: Solanum lycopersicon L. var. cerasiforme
Família: Solanaceae
Origem: regiões andinas do Peru, Bolívia e Equador
Ciclo de vida: anual
Folha: As folhas são alternas, pecioladas, pinadas e com margens dentadas.
Quando da frutos? verão
Frutos O tomate é um fruto do tipo baga, e pode ter o formato, redondo, oblongo, achatado ou piriforme.
Quando da Flores? Verão, Primavera
Flores As flores, agrupadas em número de 3 a 12, surgem em inflorescências do tipo cimeira e são amarelas.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar o local onde ela será cultivada incorporando adubo orgânico. ➜ Para manutenção fazer fertilizações com matéria orgânica.
Como regar essa planta? Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.
Vai em qual clima? Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Aceita poda? Outra questão muito importante sobre o tomate cereja é que a maior parte das cultivares são de crescimento indeterminado. Portanto, Silveira explica que é necessário fazer podas de crescimento para que a planta possa produzir frutos de melhor qualidade. ”Semanalmente é fundamental fazer a operação de desbrota que consiste em retirar os brotos das axilas das folhas”, diz. Quando a planta registra um crescimento excessivo, uma solução é utilizar fitilho, com uma técnica que “amarra” o caule da planta em uma base de arame.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Aprecia o clima ameno
Quais pragas tem essa planta? as principais pragas do tomate cereja estão mosca branca, pulgões, trips, brocas e lagartas. Para o correto manejo, é importante fazer o monitoramento de pragas e aplicar produtos de controle quando houver infestação. ”É necessário verificar a quantidade mínima de insetos para fazer o controle mecânico, químico ou orgânico” Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/7-dicas-para-ter-sucesso-na-plantacao-de-tomate-cereja/
Mais informações:
Pequenos no tamanho, mas grande em nutrientes. Hoje falaremos do tomate cereja, um alimento delicioso, de baixo teor calórico e que costuma estar presente no prato de muitos brasileiros, principalmente na composição de saladas.
Da família Solanaceae, o tomate cereja é um pequeno fruto vermelho, semelhante ao tomate, que mede de 2 a 3 cm de diâmetro.
De origem das América Central e da América do Sul, o tomate cereja tem sabor semelhante aos outros tomates, porém um pouco mais adocicado, o que faz deste fruto um sucesso em várias preparações culinárias.
A melhor época para semeadura do tomate cereja compreende os meses de agosto a janeiro e esse fruto é uma ótima opção para ser cultivado em sua própria horta, no quintal de sua casa. Seus frutos surgem durante o verão
O Solanum lycopersicum, nome científico do tomate cereja, é uma excelente fonte de licopeno, rico em vitamina A, vitamina C e vitamina E, fibras e potássio.
Quer dicas de como plantar tomate cereja? Continue a leitura deste artigo e falaremos sobre o plantio, logo após conhecermos os benefícios do tomate cereja.
Com tantos nutrientes, vamos conhecer os benefícios para a nossa saúde que o consumo equilibrado de tomate cereja nos proporciona:
Gostaram? Então vamos aprender como plantar tomate cereja.
Depois do passo a passo de como plantar tomate cereja, é preciso esperar cerca de 80 a 90 dias para que a planta comece a produzir frutos.
Imaginou ter tomatinhos fresquinhos e livres de agrotóxicos, em sua casa?
Você pode consumir tomate cereja em saladas, preparar um delicioso confit, lanches e pratos variados e muito deliciosos.
Quer saber mais sobre como plantar tomate cereja? Entre em contato com o Sítio da Mata!
O Sítio da Mata é um viveiro com mais de 24 anos de experiência, especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de frutas e frutos, hortaliças, flores, árvores para arborização urbana e muitas outras espécies.
Você também pode aproveitar os benefícios do tomate cereja, adquirindo plantas, insumos, ferramentas ou vasos, acessando: www.sitiodamata.com.br.
Parcelamos suas compras em até 12 vezes, sem juros.
Conte com a praticidade, comodidade e a qualidade do Sítio da Mata.
Se você ainda tem dúvidas de como plantar tomate cereja, nós podemos te ajudar.
Gostou? Então vem! Estamos esperando por você
BENEFÍCIOS DO TOMATE CEREJA
COMO PLANTAR TOMATE CEREJA
-
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de abacaxi roxo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como devo regar?
Regar de 2 a 3 vezes por semana
Como adubar?
De preferência utilizar adubo orgânico
Como devo podar?
Outra questão muito importante sobre o tomate cereja é que a maior parte das cultivares são de crescimento indeterminado. Portanto, Silveira explica que é necessário fazer podas de crescimento para que a planta possa produzir frutos de melhor qualidade. ”Semanalmente é fundamental fazer a operação de desbrota que consiste em retirar os brotos das axilas das folhas”, diz. Quando a planta registra um crescimento excessivo, uma solução é utilizar fitilho, com uma técnica que “amarra” o caule da planta em uma base de arame.
Planta gosta de sol?
Sim, pleno sol
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito