Como Funciona uma Plantação de Bambu?
Conhecido como uma planta de versatilidade inigualável o plantio de bambu e amplamente difundido no mundo todo, principalmente na China, onde os lucros anuais com a gramínea ultrapassam os U$ 30 bilhões.
No Brasil, o plantio de bambu é feito também com intuitos diversos, seja para ser usado como fonte de combustível, como carvão ou carvão ativado para biomassa para geração de energia, construção civil, artesanatos diversos, entre outros.
O bambu é uma planta perene, de crescimento rápido e que se adapta muito bem a climas tropicais e subtropicais como o do Brasil, indo bem na maioria dos solos, recomendamos adubação, calagem e capina para que tenha pleno sucesso.
Veja Abaixo as Principais Etapas do Plantio de Bambu:
- 1.Limpa-se a área, aduba-se e faz-se a correção do solo, se necessário (calagem);
- 2.Planta-se mudas com espaçamentos variados, dependendo da utilização futura, como segue:
- Energia (cavado ou carvão): 3X6;
- Construção e arquitetura: 3X6, 4X6 ou 6X6;
- Artesanato: 3X6, 4X6 ou 6X6;
- Moveis: 3X6, 4X6 ou 6X6;
- 3.Faz-se a manutenção anual com adubação e capina;
- 4.Colhe-se o bambu com diferentes prazos dependendo da utilização:
- Construção e arquitetura: 6 anos a primeira colheita e depois colheitas anuais;
- Energia: 3 anos a primeira colheita e depois colheitas a cada dois anos.
É possível aproveitar os resíduos para produtos como adubo, cestaria ou palitos, extraídos a partir de desbaste ou das pontas das varas, quando da colheita.
Para cada finalidade, aconselhamos diferentes espécies, como:
- Construção, arquitetura, moveis ou artesanato: Guadua angustifólia, D. giganteus ou Phyllostachys edulis (Mosso), Phyllostachys aurea entre outros.
- Energia: Bambusa vulgaris, Bambusa vulgaris vittata. São bambus densos, que proporcionam boa quantidade de biomassa por hectare.
Formas de Plantio
Para o plantio de bambu existem duas possíveis formas: plantio direto e plantio mecanizado.
- 1.Plantio Direto: forma mais barata, na qual plantam-se as mudas diretamente no solo fazendo capina e abrindo covas, sem uso de tratores para arar, gradear ou subsolador. Aconselha-se fazer o plantio direto em locais de pasto onde o solo esteja compactado na superfície.
- 2.Plantio Mecanizado: forma mais cara e aconselhada para locais onde antes havia outras culturas, como cana, café ou milho, pois o solo estará compactado em camadas mais profundas. Neste caso usa-se maquinário para arar e gradear.