CALENDULA BONINA SORTIDA ( Calendula officinalis)
A versatilidade da calendula é um dos principais motivos para o cultivo da flor que, além de ornamentar, ainda pode ter uso na culinária e propriedades terapêuticas.
Existem 12 espécies de calendulas catalogadas, mas hoje vamos apresentar a Calendula officinalis. Prepare para se encantar!
Características da Calendula
Espécie da família Asteraceae, mesma família das margaridas, a calendula é uma espécie de folhas verdes clara, macias e aveludadas, caules ramificados em duas hastes e muito indicada para a jardinagem externa por atingir até 60 centímetros de altura.
Também conhecida como malmequer ou maravilha de jardim, a calendula tem flores de cores vibrantes, geralmente nas tonalidades de amarelo, laranja ou uma combinação dessas cores. As flores são grandes, com pétalas delicadas que podem ser lisas ou enrugadas.
A floração da calendula acontece o ano todo, exceto em períodos de estiagem. As flores abrem ao nascer do sol e se fecham ao entardecer. A colheita da calendula deve ser feita quando as flores estiverem completamente abertas.
Nativa da Europa meridional e central, norte da África e partes do Oriente Médio, a calendula é uma planta herbácea que, além de ser amplamente usada para paisagismo de jardim, oferece benefícios para a saúde. Listamos a seguir.
Propriedades da Calendula
Composta por vitamina C, flavonoides, carotenoides, polissacarídeos e ácidos triterpênicos, possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, hepatoprotetoras, antifúngicas, cicatrizantes e antioxidantes, podendo ser útil no tratamento de problemas de pele, tratando inflamações e acelerando a cicatrização, fortalece o sistema imunológico, protege a saúde do fígado, controla os níveis de açúcar no sangue e alivia inflamações na boca, como gengivites e aftas.
Os óleos essenciais presentes na calendula contêm compostos como terpenóides e ácidos graxos. Esses óleos conferem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes à planta.
Onde cultivar a muda de calendula?
A calendula é uma planta resistente e fácil de ser cultivada. Pode ser cultivada ao solo, em jardins ou canteiros, mas também pode ser cultivada em vasos, desde que a escolha seja feita por um recipiente que suporte o desenvolvimento das raízes.
Como cultivar a muda de calendula?
Para cultivar a calendula com sucesso, é importante considerar as seguintes condições: solo, clima, luz e rega.
Solo: A calendula prefere solos bem drenados e férteis. Antes do plantio, certifique-se de preparar o solo soltando-o e removendo quaisquer detritos ou ervas daninhas. Adicionar matéria orgânica pode ajudar a melhorar a qualidade do solo.
Clima: A calendula é uma planta resistente que pode tolerar uma variedade de climas, mas seu crescimento é mais vigoroso em áreas de clima temperado. Prefere temperaturas moderadas, entre 15°C e 25°C. No entanto, a calendula também pode tolerar o frio leve e o calor moderado.
Luz: A calendula requer luz solar direta para um crescimento saudável e uma floração abundante. Certifique-se de colocar as plantas em um local que receba pelo menos 4-6 horas de luz solar direta por dia. Em climas quentes, alguma sombra parcial durante as horas mais quentes do dia pode ser benéfica para evitar que as plantas sejam estressadas pelo calor intenso.
Rega: A calendula precisa de regas regulares, especialmente durante períodos de seca. No entanto, é importante evitar o excesso de rega, pois o encharcamento do solo pode levar ao apodrecimento das raízes. Deixe o solo secar um pouco entre as regas e, em seguida, regue profundamente até que a água alcance as raízes. Evite molhar as flores e as folhas, pois isso pode aumentar o risco de doenças.
Onde encontrar muda de calendula para cultivo?
Adquira mudas saudáveis em viveiros experientes e de confiança.
Conte com o Sítio da Mata para adquirir sua muda de calendula e de muitas outras espécies de flores ornamentais para jardim.
Acesse e confira: https://www.sitiodamata.com.br/especies-de-plantas/mudas-de-plantas/plantas-ornamentais
Sobre o envio da muda de calendula
Ao acessar nosso site www.sitiodamata.com.br você adquire sua muda de calendula e ainda pode optar por receber sua encomenda em casa, com todo conforto e segurança.
Sua encomenda segue via caminhão ou transportadora. Embalamos sua muda com todos protocolos para que chegue em perfeitas condições até você.
Cuidados: A calêndula é uma planta resistente e fácil de cultivar. Ela prefere sol pleno e solo bem drenado. É tolerante a diferentes tipos de solo, mas prefere solos levemente alcalinos. Essa planta também é conhecida por sua capacidade de atrair insetos benéficos ao jardim.
Propriedades medicinais: A calêndula é valorizada por suas propriedades medicinais e é usada em várias preparações tópicas, como pomadas, óleos e extratos. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes, sendo usada tradicionalmente para tratar problemas de pele, como queimaduras, feridas, erupções cutâneas e irritações.
Uso culinário: As pétalas da calêndula também podem ser usadas em preparações culinárias, adicionando cor e sabor suave a saladas, pratos de arroz, sopas e chás.
Nome popular: CALENDULA BONINA SORTIDA
Nome Ciêntífico: Calendula officinalis
Família: Asteraceae
Origem: Região Mediterrânea da Europa
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: Propaga-se por sementes em saquinhos e posterior transplante a campo, ou direto no campo. Neste caso deve-se semear mais do que o necessário e fazer desbaste posterior. A opção depende da disponibilidade e do custo da semente. O espaçamento deve ser de 20 cm entre plantas e 20 a 30 com entre linhas. Sob sol pleno, seu porte chega aos 50 cm.
Tempo para Germinação: 10 a 14 dias
Colheita: 3 meses
Sementes por envelope: 42
Peso envelope: 0,3
Ciclo de vida: Anual.
Folha: É uma planta herbácea e anual, com caule pilosos e folhas macias e aveludadas. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas.
Crescimento da planta: Sob sol pleno chega a 50 cm
Frutos Todos os frutos são um pouco encurvados , com formato de barquinho.
Quando da Flores? Primavera/Verão
Flores Suas inflorescências são do tipo capítulo, com flores de cor amarela ou laranja, perfumadas, semelhantes as de margaridas. No jardim, podem compor maciços e bordaduras e embelezar vasos e jardineiras. Também é cultivada como flor de corte. As flores são comestíveis e ideais para colorir saladas e pratos frescos.
Como adubar essa planta? É importante assegurar o desenvolvimento da calêndula incorporando adubação nitrogenada. A adição ao solo de nitrogênio e de fósforo, na forma de ureia e de superfosfato triplo, possibilita a obtenção de plantas mais altas e maior produção de flores.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Temperado
Aceita poda? sim, na florescência
Vai na sombra? Meia sombra/Sol pleno
Planta de frio ou calor? Temperado, Subtropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 0,50 m
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? talvez
Quais pragas tem essa planta? Pulgões, ácaros-da-aranha, tripés, folha-mineiros, gafanhoto e lesmas.
Mais informações: .
A versatilidade da calêndula é um dos principais motivos para o cultivo da flor que apresenta diversos benefícios. A calêndula é uma planta herbácea e pertence à família das margaridas. Possui folhas macias e aveludadas, caules ramificados em duas hastes e muito indicada para a jardinagem externa por atingir até 60 centímetros de altura.
Além da jardinagem, a calêndula também é muito utilizada para fins medicinais e gastronômicos. Como planta medicinal, a calêndula é indicada para problemas de circulação sanguínea e também para tratamento de infecções que perduram muito tempo no organismo. Pode ser usada para cicatrização de feridas, manchas na pele, erupções cutâneas e outras lesões na pele. A calêndula está presente na maioria das fórmulas de cremes hidratantes e pomadas cicatrizantes, pois possui substâncias antifúngicas, bactericida e anti-inflamatória.
Na gastronomia, a calêndula oferece diversos benefícios por conta das vitaminas que carrega, como vitamina C e carotenoides especialmente concentrados nas pétalas. Substitui o açafrão e ainda pode servir como decoração comestível em diversos pratos doces e salgados. Além das vantagens medicinais e gastronômicas, o cultivo da semente de calêndula pode deixar o seu jardim ainda mais vivo e colorido, pois a flor cria um destaque exuberante que pode ser cultivado em fachadas, canteiros e até mesmo em vasos.
A floração da calêndula acontece o ano todo, exceto em períodos de estiagem. As flores abrem ao nascer do sol e se fecham ao entardecer. A colheita deve ser feita quando as flores estiverem completamente abertas. Adquira a semente de calêndula e proporcione a versatilidade em seu paisagismo, cozinha e cuidados pessoais. Conheça outras espécies de plantas.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito