Sapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis)
Planta trepadeira nativa da Índia de crescimento robusto, possui inflorescências caídas formadas por flores bicolores, amarelas com as pétalas recortadas em vermelho e longos estames de anteras brancas com formato que lembra um chinelinho ou sapatinho. Muito usada para ornamentação já que suas flores são muito decorativas e atrativas à beija-flores.
Nome popular: Sapatinho de Judia
Nome Ciêntífico: Thunbergia mysorensis
Família: Acanthaceae
Origem: Ásia, Índia
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas cartáceas, de cor verde escuro, com 12-20 cm de comprimento.
Crescimento da planta: Trepadeira de crescimento vigoroso
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Os cachos pendentes se formam na primavera e verão.
Flores A planta gera muitas flores amarelas, em cachos pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio misturando à terra retirada composto orgânico e adubo animal bem curtido ou NPK 4-14-8. ➜ Para manutenção fazer adubações com esterco de gado bem curtido e farinha de osso, ou, se preferir usar adubo mineral, aplicar no início do período de floração NPK 4-14-8.
Como regar essa planta? Regue a cada 10 dias pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Todos os anos no final do inverno, realizar uma poda leve em ramos secos e doentes.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Tipicamente tropical, não tolera o frio.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Beija-flores, cambacicas entre outros…
Atrai borboletas? atrai borboletas
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de sapatinho de judia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de sapatinho de judia chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quando devo regar?
Com regas regulares. Tipicamente tropical, não tolera o frio.
Qual o tamanho das mudas?
Nossas mudas estão rustificadas, prontas para o plantio com altura de 60 cm.
Esta Planta necessita de sol?
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito