Pimenta Malagueta (Capiscum spp.)
É uma das pimentas mais conhecidas pelos brasileiros, que a consomem principalmente em conserva. A malagueta é originária da Bacia Amazônica. Além de ser bastante produzida no Brasil, é também cultivada em Portugal, África e Ásia. Os tripulantes que acompanhavam Cristovão Colombo em sua expedição que primeiro entraram em contato com essa iguaria. O nome malagueta era anteriormente dado para a Pimenta da Guiné, que hoje já não é mais usada na cozinha.
Nome popular: PIMENTA MALAGUETA
Nome Ciêntífico: Capsicum frutescens Capsicum annuum L.
Família: Solanaceae (Solanáceas)
Origem: América do Sul, encontrada em regiões quentes.
Ciclo de vida: Perene
Folha: folhas lanceoladas, verdes e brilhantes, com nervuras bem marcadas.
Crescimento da planta: Planta pequena com altura em torno de 1m,
Quando da frutos? A colheita inicia-se de 100 a 120 dias após o plantio.
Frutos O fruto é do tipo baga, de forma cônica, alongada e cor verde a vermelha, com 2 a 5 cm de comprimento e 0,5 a 1 cm de diâmetro.
Quando da Flores? Verão, Primavera
Flores As flores são brancas a arroxeadas.
Como adubar essa planta? ➜ Para o plantio preparar o solo com uma mistura de 2 partes de terra comum e 1 parte de adubo orgânico. ➜ Para manutenção aplicar a cada 60 dias 100 gramas de húmus de minhoca ou 150 gramas de esterco de galinha ou, ainda, 200 gramas de esterco bovino.
Como regar essa planta? deve ser irrigado regularmente
Vai em qual clima? Subtropical, Tropical
Aceita poda? PODA - Faça após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. Prefere climas quentes.
Quais pragas tem essa planta? Os insetos e ácaros estão associados com o cultivo desde a sementeira até a colheita dos frutos. A maioria das espécies não causa dano econômico e algumas são consideradas benéficas, podendo ser predadores de outros insetos. A forma mais eficiente e econômica de prevenir os danos causados por pragas e doenças é através do monitoramento da cultura Portanto é prudente consultar um técnico com experiência e conhecimento na área de controle de pragas e doenças.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Essa planta aceita podas?
Faça após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.
Como deve regar?
Deve ser regado regularmente.
Planta de frio ou calor?
Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. Prefere climas quentes.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito