PINHA ( Annona squamosa)
A Annona squamosa, popularmente Fruta do Conde ou ata no Brasil (Pará, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás) ou fruta-pinha (Angola), é uma árvore frutífera do gênero Annona originária provavelmente do Caribe
Nome popular: PINHA
Nome Ciêntífico: Annona squamosa
Família: Annonaceae
Origem: Brasil
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: Recomenda-se semear em um período não muito longo depois da coleta da semente para evitar a perda do poder germinativo. Antes de semeá-las, devem ser postas para secar à sombra e só então colocadas para germinar quando a temperatura não estiver baixa, pois esta favorece a dormência das sementes. Caso isso ocorra, o aquecimento das sementes com água quente pode ser uma sugestão para eliminar esse problema. Cordeiro, Pinto e Ramos (2000 apud LUCAS, 1994) relatam que uma alternativa técnica para deixar as sementes mais germinativas é deixá-las na água por 24 a 48 horas, na parte baixa do refrigerador, antes do plantio.
Tempo para Germinação: 60 dias
Colheita: 3 a 4 meses
Sementes por envelope: 26
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são oblongas/lanceoladas com 10 a 15 centímetros de comprimento e de 3 a 5 centímetros de largura, arranjadas em pecíolos curtos e estreitos. As folhas jovens tendem a ser velosas.
Crescimento da planta: De 3 a 6 metros de altura com galhos finos
Quando da frutos? A frutificação acontece nos meses de Março a Maio
Frutos A Pinha é, na verdade, um conjunto de frutos agregados, originários de uma única flor. Frutos doces e saborosíssimos, considerados uns dos melhores do seu gênero, que abarca cerca de 120 espécies puras mais alguns híbridos.
Quando da Flores? Início do verão com as primeiras chuvas por volta dos meses de Janeiro e Fevereiro,
Flores As flores de A. squamosa são hermafroditas, axilares, com cálice e corola carnosos, formando uma câmara floral, que funciona como abrigo, fonte alimentar e/ou local de acasalamento para os visitantes florais. As flores apresentam características da síndrome de cantarofilia, tais como pétalas carnosas, de coloração clara e emissão de odores fortes e desagradáveis.
Como adubar essa planta? Adube com 20 litros de esterco de curral curtido, 600 gramas de superfosfato triplo, 200 gramas de cloreto de potássio e 200 gramas de calcário dolomítico. Acrescente ainda dez gramas de bórax e 20 gramas de sulfato de zinco, caso esses micronutrientes sejam insuficientes no solo.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Poda de limpeza, formação, e produção
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Tropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 5 metros
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? não
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Broca-dos-frutos – o controle químico é pouco eficiente, além de prejudicar os polinizadores devendo-se adotar controles culturais como coleta e queima de todos os frutos atacados ou caídos no chão, ou, ainda, ensacamento dos frutos com papel manteiga; Podridões de raízes e colo – plantio como aquele indicado anteriormente e poda de formação descrita a seguir; Antracnose dos frutos novos – oxicloreto de cobre; d) cancro dos ramos – eliminação e queima de todas as partes atacadas.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:


PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito