Pacová (Philodendron martiaum)
Escultural planta ornamental de folhagem bonita e brilhante, é ótima opção para vasos. Gosta muito de sombra.
Nome popular: Pacová
Nome Ciêntífico: Philodendron martiaum
Família: Araceae.
Origem: Brasil.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Planta epífita de folhagem muito ornamental. As folhas são brilhantes com textura de couro e os pecíolos são como pseudobulbos.
Crescimento da planta: A Pacova é uma espécie vegetal que possuem uma altura média de 1,0 (um) metro.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? A floração da Pacova acontece normalmente no período da primavera e do verão.
Flores As flores da pacová são pequenas e possuem uma forma curiosa e que não é muito conhecida das pessoas, e devido a isso não se destacam para serem usadas na ornamentação e decoração dos ambientes. Por isso o uso ornamental da planta, costuma explorar as folhas e a capacidade de dar vida e um toque de cor (verde é claro) ao ambiente onde a pacová é cultivada.
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio, misturando na terra retirada da cova húmus de minhoca com areia e adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas a 1 quilo, adicionar também adubo granulado NPK 10-10-10, cerca de 100 a 200 gramas por muda. ➜ Para manutenção adubar a cada 6 meses com NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Mantenha o solo sempre úmido, cuidado para não deixá-lo encharcado.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Subtropical
Aceita poda? Podas de limpeza, removendo folhas secas e doentes.
Vai na sombra? Meia-sombra, aprecia bastante claridade mas não suporta luz direta do sol das 10h00 as 17h00. Está acostumada a nascer sob a sombra de outras árvores.
Planta de frio ou calor? Aprecia clima quente, não suporta temperaturas muito baixas.
Mudas com qual altura? até 30 cm
Quais pragas tem essa planta? O Pacová ( Philodendron martianum) é uma espécie que deve ser cultivada em ambientes bem arejados, iluminados e protegida do sol pleno, principalmente nas horas mais quentes do dia. Talvez por ser cultivado em ambientes com menos presença de sol é comum o aparecimento de pulgões e cochonilhas nesta espécie e com relativa frequência, ocorrem também ácaros e lagartas. Para manter sua planta sempre saudável e livre destas pragas é recomendável esfregar as folhas uma a uma com solução de água e sabão de coco, sempre que notar o aparecimento de pragas. No caso de ataque com lagartas fazer a catação manual na fase inicial do ataque e para ataques mais intensos muitas vezes é necessário a retirada da folha comprometida ou recortar com uma tesoura as áreas afetadas. A utilização de calda de fumo também é eficaz para deixar seu Pacova livre de cochonilhas e pulgões. Estimular a população de joaninhas no jardim também é uma maneira eficaz de deixar suas plantas mais protegidas destas pragas, já que elas são inimigas naturais de pragas como os pulgões, cochonilhas, moscas brancas e os psilídeos, além disso também consomem ovos e pequenas larvas de coleópteros e lepidópteros (mariposas). Estima-se que uma única joaninha é capaz de consumir mais de 1000 pulgões durante seu ciclo de vida.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Pacová em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Pacová chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Vocês trabalham com mudas do bioma Mata Atlântica?
R: Sim, vendemos mudas de todos os biomas brasileiros.
Essa espécie necessita de Sol?
R: Não consegui viver sem sol pleno. Assim sendo devemos mantê-lo em lugar quente, sem ar condicionado forte, que receba iluminação parcial durante pelo menos uma parte do dia, plantado em solo enriquecido com fertilizante orgânico, ou em xaxim próprio para epífitas.
Como devo regar?
R: Deve manter o solo úmido, mais sem encharcar.
Seus frutos são comestíveis?
R: Os frutos são comestíveis mais devem ser consumidos apenas chupando o arilo ao redor das sementes.
Essa espécie necessita de podas?
R: Planta muito rústica e de fácil cultivo que não necessita de podas de galhos por não os ter. Apenas se deve fazer podas de limpeza, retirando as folhas velhas e amareladas.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito