Ligustrinho Variegata (Ligustrum sinense)
Arbustiva, excelente para cerca viva serve como bonsai.
Nome popular: Ligustrinho variegata
Nome Ciêntífico: Ligustrum sinense
Família: Oleceae
Origem: Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul
Ciclo de vida: perene
Folha: Opostas, medem cerca de 2 a 7 cm de comprimento, por 1 a 3 cm de largura, na espécie variegata têm coloração verde acinzentadas com margens brancas irregulares.
Crescimento da planta: Arbusto lenhoso de crescimento rápido, que ramifica-se com muita facilidade. Se cultivado ao natural ultrapassa os 3 metros chegando até 4 metros de altura.
Frutos não da frutos
Quando da Flores? Primavera
Flores As flores tem coloração branca, com quatro lóbulos, que medem em média 4,5 mm de comprimento, apesar de pequenas, são numerosas
Como adubar essa planta? ➜ Preparar a cova de plantio incorporando 1 quilo de adubo de curral bem curtido e 100 gramas de farinha de ossos. ➜ Para manutenção aplicar adubo NPK 4-14-8, de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta), ao redor do caule, nunca junto a ele. Incorporar levemente ao solo e regar em seguida
Como regar essa planta? Gosta de solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado
Vai em qual clima? Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Aceita poda? Aceita bem ser podado, inclusive é utilizado para trabalhos topiários.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Aprecia clima temperado quente, mas aceita outras temperaturas.
Vai bem com outras plantas? Bastante utilizada como cerca viva, mas fica bonita em vasos e em composição com outras plantas.
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Mais informações: Ligustrinho Variegata é uma planta de origem asiática, sendo primeiro encontrada em países como a China, Coréia do Sul e Coréia do Norte, que pode atingir até 3 metros de altura quando bem ramificado. Essa planta é rústica e compacta, possui pequenas folhas que se mesclam em verde-escuro e claro, tendo como resultado uma coloração extremamente atraente para qualquer jardim. Além disso, o Ligustrinho Variegata produz pequenas flores brancas que se agrupam em cachos e se localizam nas bases de seus galhos finos e flexíveis. O Ligustrinho Variegata (Ligustrum Sinense) é uma planta da família botânica Oleceae (com mais de 30 gêneros diferentes que abrigam mais de 600 espécies diferentes), sendo muito utilizada na decoração de ambientes residenciais.
Por ser uma espécie rústica, as mudas de Ligustrinho Variegata não necessitam de muitos cuidados para o cultivo, sobrevivendo facilmente por mais de 2 anos. Essa longevidade faz essa espécie ser muito utilizada em ações paisagísticas, por ter uma grande capacidade ornamental, que é ainda mais ressaltada através da arte de topiaria (poda ornamental). Ela também pode ser usada para formar cerca viva, sozinha em vasos ou acompanhando outras plantas. O cultivo das mudas de Ligustrinho Variegata deve ser feito em solo fértil e com boa drenagem é preciso também mantê-las sempre a pleno sol, porém ela tem uma boa tolerância ao frio e geadas. A rega das mudas de Ligustrinho Variegata é feita frequentemente, o importante é manter o solo levemente úmido, mas evitando deixa-lo encharcado. Para conhecer mais sobre o Ligustrinho Variegata entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e veja as vantagens de ter uma planta ornamental de médio porte em seu jardim, vaso, canteiro, como cerca viva ou parte da decoração.
-
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de abacaxi roxo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de luz plena?
Cultivado a pleno sol, principalmente em regiões frias. Quando cultivado a meia sombra pode perder a forma variegata.
Como devo regar?
Rega deve ser feita sempre que o solo se encontrar seco, para que a planta aproveite e absorva a água de uma maneira melhor.
Essa planta tolera constantes frios e geadas?
Consegue tolerar o frio e até mesmo a leves geadas.
Como devo podar?
É importante que seja realizada a poda de forma periódica para que a planta se mantenha constantemente bonita e o crescimento da planta acabe sendo controlado da maneira que a pessoa deseja.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito