Bem vindo ao Sítio da Mata

0
Nenhum produto no carrinho.

0

A PRIMAVERA CHEGOU : TODO SITE COM 60% OFF!*

Mercado Global de Bambu

O mercado global deBambu é gigantesco movimenta anualmente, apenas na construção civil U$ 60 milhões, a China é responsável por metade desse lucro. Isto ocorre, pois o bambu tem características únicas que permite sua difusão no mais diversos ambientes.

Mercado Global de Bambu

Ainda sobre o mercado de bambu na construção civil, a forma tradicional de construção consome cerca de 30% de todos os recursos naturais do mundo, só de CO2,cada tonelada de cimento emite 650 kg da substância. Por outro lado, o bambu é uma das plantas que mais sequestra o CO2 da atmosfera devido seu rápido crescimento, além disso, o bambu é a planta que mais devolve umidade ao ar.

O mercado global de bambu utiliza a gramínea como matéria-prima para diversas indústrias. A China é o país com maior tradição, sendo estimados mais de quatro mil diferentes usos tradicionais como, por exemplo, o uso do cavaco do bambu para biomassa para geração de energia, aquecimento de caldeira, carvão, carvão ativado, cerâmicas e gessarias e fabricação de celulose e papel, álcool, carvão, alimento, arquitetura, pisos (Plyboo), moveis, tecido, entre outros (veja fotos abaixo).

Como dissemos, o mercado de bambu movimenta bilhões de dólares anualmente entre China, UE, EUA além de países da Ásia onde as indústrias operam a pleno vapor. A incrível versatilidade da planta como matéria-prima diversificada, faz do mercado de bambu alvo de muitas empresas em diferentes áreas de atuação, como agronegócio e no setor alimenticio. Não à toa, na China, o bambu é chamado de “ouro verde”, pois seu uso vai desde utensílios domésticos, até uso paisagístico como contenção de erosão do solo.

Recentemente o Sitio da Mata fez uma pesquisa dos usos do bambu na arquitetura ao redor do mundo. O resultado foi surpreendente pela amplitude de utilizações em projetos de destaque feitos por arquitetos de renome internacional. Como o bambu possui em alguns casos, mais resistência às forças de tração e compressão que o próprio aço, verificamos seu uso tanto em elementos estruturais como em acabamento, na sua forma natural ou processada, em vigas, pisos, revestimentos e outros elementos construtivos.

Em suma, o mercado global de bambu, está em constante crescimento, seja pelo ciclo de crescimento perene da planta, que permite a colheita a partir do 4º e/ou 6º ano e que possibilita colheitas anuais constantes a partir de então, ou pela incrível resistência a condições climáticas diversas. Estas e muitas outras características do bambu fazem dessa planta alvo de muitos investidores e produtores ao redor do mundo.

Obras de Bambu
NOVOS PRODUTOS! CLIQUE AQUI
voltar ao topo