Bem vindo ao Sítio da Mata

Mercado Global de Bambu

O bambu é mundialmente utilizado como matéria prima para diversas indústrias. A China é o país com maior tradição, sendo estimados mais de quatro mil diferentes usos tradicionais: alimento, arquitetura, carvão, carvão ativado, celulose, pisos (Plyboo), moveis, tecido,cavaco para energia, entre outros (veja fotos abaixo).

Bilhões de dólares em bambu são transacionados anualmente entre China, UE, EUA além de países da Ásia onde verdadeiras industrias operam a pleno vapor. Recentemente o Sitio da Mata fez uma pesquisa dos usos do bambu na arquitetura ao redor do mundo. O resultado foi surpreendente pela amplitude de utilizações em projetos de destaque feitos por arquitetos de renome internacional. Verificamos uso de bambu tanto em elementos estruturais como em acabamento, na sua forma natural ou processado, em vigas, pisos, revestimentos e outros elementos construtivos:

A versatilidade deste material salta à vista, assim como a preferência de sua escolha não só na construção convencional asiática, mas também na ocidental.