Palmeira Carpentaria (Carpentaria acuminata)
Palmeira ornamental que dá um ar elegante com suas folhas bem grandes, ideal para pequenos espaços.
Nome popular: Palmeira Carpentaria
Nome Ciêntífico: Carpentaria acuminata
Família: Arecaceae
Origem: Austrália
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas pinadas, fortemente arqueadas, logas, pêndulas na extremidade, com pecíolo curto; pinas numerosas, verde escuras na face de cima e verdes azuladas na parte de baixo; compactamente distribuidas na raque, recurvadas em forma de V, largas e afuniladas em direção ao ápice, truncadas com vários recortes ou dentes.
Crescimento da planta: Esta é uma planta de metabolismo muito rápido, crescendo vários metros ao ano no ápice do seu desenvolvimento. Dessa forma, para se tirar todo o seu potencial é interessante não deixar faltar água ou nutrientes no solo, o que pode ser obtido através de adubação antes do plantio e, posteriormente, de ano em ano em regas diárias.
Quando da frutos? Frutificação durante os meses de verão.
Frutos Frutos ovóides-globosos, vermelhos, vistosos, com sementes elipsoides, que podem causar irritação à pele durante o manuseio.
Quando da Flores? primavera - verão
Flores Inflorescencias grandes, densas, ramificadas, dispostas abaixo do palmito, formadas ao mesmo tempo com várias outras.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10. ➜ Para manutenção aplicar NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Aprecia solo mantido levemente úmido, mas não encharcado, principalmente quando jovem não descuidar de regas.
Vai em qual clima? Tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Poda não é necessária, porque a planta promove esta operação deixando cair às folhas mais velhas.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Quente a temperado ameno.
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Como na maioria das palmeiras e coqueiros é atacada pelas lagartas da borboleta Brassolis sophorae, que normalmente são mais de 50 e ficam no casulo durante o dia e à noite saem para devorar as folhas.
Mais informações: A palmeira carpentaria é de origem australiana, de grande estatura, possui um denso cacho de frutos vermelhos quando maduros, e folhas dispostas junto ao tronco verticalmente em fase de crescimento.
Essa espécie de palmeira pode ser usada para ornamentar grandes espaços próximos a grandes construções, como em jardins externos de shopping centers, parques e áreas urbanas delimitando pista de ciclismo e, principalmente, à beira-mar. Normalmente plantadas em fileiras usada para a criação de caminhos por ter diâmetro não muito grande e ser muito alta, dando a ideia de um corredor natural.
De rápido crescimento, a muda de palmeira carpentaria deve ser plantada diretamente no solo, rico em nutrientes e com regas regulares, para que não perca seu potencial e beleza. É resistente tanto ao frio subtropical como às regiões litorâneas. Para evitar que o encharcamento cause a aparição de doenças, principalmente enquanto a planta ainda é jovem, aconselha-se a plantá-la em solo com um pouco de areia grossa misturada para facilitar a drenagem.
Muito usada em projetos paisagísticos em todas as regiões, a palmeira carpentaria é uma excelente escolha por necessitar de sol intenso para se desenvolver, facilitando seu cultivo em áreas grandes e externas. O caule não atrapalha a paisagem e a raízes em geral não invadem os espaços laterais, crescendo na direção da gravidade enriquecendo as fachadas, além da grande contribuição climática.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de palmeira carpentária e deixe seu projeto paisagístico ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de palmeira pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Palmeira carpentaria em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de palmeira chegarem, retirar o saco plástico com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
As mudas tem garantia?
Se ocorrerem perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Esta Planta necessita de sol?
R: Deve ser cultivada sob, pleno sol.
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito