GRAVIOLA (Annona muricata)
As sementes de Graviola dão origem a uma espécie conhecida pelo fruto de mesmo nome que é consumido de diversas maneiras e que possui diversos benefícios para a saúde por ser uma conhecida fonte de fibras e vitaminas diversas, sendo utilizada para tratamentos como prisão de ventre, diabetes, obesidade, entre outros. A Graviola, Annona muricata pertence à família Annonaceae e é originária da América Central, principalmente nas Antilhas. As suas sementes podem ser semeadas durante todo o ano e o tempo de germinação não é maior do que 30 dias em média.
Características e benefícios da Graviola
A Graviola é uma fruta de baixa caloria, contendo apenas 62 Kcal para cada 100 gramas consumida. Mas esse não é seu único benefício. A fruta é rica em proteína, é fonte de carboidratos importantes e possui grande quantidade de fibra alimentar. Além disso, ela é fonte de cálcio, magnésio, manganês, potássio, e possui altos índices de vitaminas B1, B2 E B6. Devido aos seus nutrientes, a Graviola é popularmente utilizada no tratamento para diminuir a insônia, promovendo relaxamento e a sonolência, ajuda na hidratação do organismo, pois é constituída principalmente por água, diminui a pressão arterial, devido suas características diuréticas, trata doenças do estômago, tais como gastrite e úlcera, previne osteoporose e anemia, por conter muito cálcio, fósforo e ferro, além de poder ser usada no tratamento contra a diabetes, o envelhecimento e no alívio das dores reumáticas.Como Plantar Sementes de Graviola
A Graviola pode ser semeadas em sacos plásticos de 25 a 30 centímetros de profundidade e 15 a 18 centímetros de diâmetro, sendo o substrato composto por 3 partes solo fértil e 1 de esterco bem curtido. Coloque entre 3 a 4 sementes no substrato, com 2 a 3 centímetros de profundidade, em seguida enterre o saco plástico na terra em uma profundidade de cerca de 1 metro. As regas das sementes devem ser feitas 1 a 2 vezes ao dia, mantendo o substrato sempre úmido. A germinação costuma ocorrer entre 20 a 30 dias. Quando as mudas alcançarem de 30 a 40 centímetros de altura é hora de realizar o plantio definitivo. No Sítio da Mata enviamos 17 sementes de Graviola por envelope, que são encaminhadas para todo o território nacional. Para saber mais entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.Nome popular: GRAVIOLA
Nome Ciêntífico: Annona muricata
Família: Annonaceae
Origem: América Central
Época da Semeadura: Ano todo
Instruções de Semeadura: As sementes devem ser coletadas de frutos de plantas de boa formação e produção. São despolpadas, lavadas e semeadas em seguida, em sacos plásticos com composto orgânico. Regar a seguir e manter em cultivo protegido do sol. Levam cerca de oito meses até o tamanho de transplante, que é de 30 cm. O espaçamento recomendado é de 5,0 metros entre mudas e na linha.
Tempo para Germinação: 20 a 30 dias
Colheita: 8 meses
Sementes por envelope: 17
Peso envelope: 5
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas possuem pecíolo curto, são elípticas, alternas, verdes, vernicosas na página superior e com bolsas na axila das nervuras laterais na página inferior, ligeiramente tomentosas. Medem de 14 a 16 cm de comprimento e de 5 a 7 cm na maior largura, com nervuras pouco perceptíveis.
Crescimento da planta: A Gravioleira possui hábito de crescimento ereto, podendo atingir até 8 m de altura, com caule único e ramificação assimétrica.
Quando da frutos? A maior oferta de frutos se dá nos meses de Abril a Julho, podendo, entretanto, ocorrer em outras épocas, em função da utilização do uso de irrigação (Setembro/Dezembro).
Frutos O fruto é uma baga composta ovóide, geralmente assimétrico, em função da polinização deficiente e mesmo pelo efeito de ataques de pragas, de 15 a 40 cm de comprimento, por 10 a 20 cm de diâmetro, cujo peso oscila de 400 g a 10 kg, com média de 2 kg/fruto. A casca é verde-escura, quando os frutos estão desenvolvidos, e verde clara, quando no ponto de colheita. Possui espículas parecidas com espinhos carnosos, moles e recurvados. Cada planta produz, em média, de 12 a 24 frutos. A polpa é branca, muito sucosa e subácida, com sementes geralmente pretas, quando retiradas do fruto, ficando, alguns dias depois, com coloração marrom escura a marrom clara ou castanha, encontradas em número aproximado de 100 por fruto.
Quando da Flores? Ano todo em clima quente, Primavera
Flores As flores estão distribuídas em pedúnculos curtos axilares ou diretamente no tronco, podendo estar solitárias ou agrupadas. Elas se abrem ao amanhecer, quando as anteras estão iniciando a expulsão do pólen; as pétalas externas caem algumas horas depois, juntamente com as internas, que podem durar alguns dias mais na planta
Como adubar essa planta? No plantio misturar na cova 2 litros de esterco de gado, 700 gramas de superfosfato simples e 300 gramas de cloreto de potássio. ➜ Anualmente após a safra aplicar 10 litros de esterco de gado, 200 gramas de sulfato de amônio, 150 gamas de superfosfato simples e 400 gramas de cloreto de potássio.
Como regar essa planta? Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.
Nativa de qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Recomenda-se ainda a poda de limpeza e raleio. A poda de limpeza consiste em retirar todos os ramos secos e indesejáveis, anualmente, no período pouco antes das chuvas. A poda de raleio consiste em abrir a copa para permitir a entrada de luz em seu interior. Isso é necessário porque, para florescer, os ramos internos da copa precisam receber a luz solar, pois de contrário as plantas ficam muito vigorosas e não frutificam. Esse tipo de poda é feito pela eliminação de alguns galhos centrais e, se necessário, de alguns galhos laterais. Pincelar com pasta bordalesa todos os locais podados.
Vai na sombra? Sol Pleno, Meia Sombra
Planta de frio ou calor? Tropical, subtropical
Vai bem com outras plantas? sim
Mudas com qual altura? 8 metros
Atrai pássaros? sim
Atrai borboletas? sim
Formiga mata essa planta? não
Quais pragas tem essa planta? Antracnose e Broca do caule. Uma das práticas para evitar os insetos é ensacar os frutos com plástico transparente ou tela fina, podendo ser retiradas no estágio final de desenvolvimento. Frutos atacados devem ser eliminados enterrando em covas profundas fora do perímetro da cultura.
Mais informações: .
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito