Mexerica poncã (Citrus spp)
Beleza, qualidade, delicadeza e refrescância são sinônimos desta fruta deliciosa que hoje conheceremos um pouco mais: a tangerina ponkan..
Nome popular: Mexerica poncã
Nome Ciêntífico: Citrus spp
Família: Rutaceae
Origem: Ásia, da Índia, China
Ciclo de vida: Perene
Folha: folhas aparentemente simples, coriáceas, de coloração verde, com glândulas de óleo essencial na forma de pontos translúcidos, variando um pouco na forma e em tamanho.
Crescimento da planta: A planta é vigorosa, de tamanho médio a grande, crescimento ereto, com poucos espinhos, folhagem densa, com folhas médias, lanceoladas e de largura média.
Quando da frutos? maio a julho
Frutos Poncã: de casca grossa e bem enrugada, gomos grandes e nem sempre muito suculenta. No Brasil, a variedade mais famosa é a ponkan, que tem gosto mais doce em comparação com as outras tangerinas.
Quando da Flores? primavera
Flores As flores são normalmente solitárias, com cinco pétalas brancas, numerosos estames e um pistilo.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 200 gramas de superfosfato simples e 500 gramas de calcário dolomítico (usar calcário só em solos que tenham pH ácido). Misturar esses adubos na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção, caso não faça análise de solo e análise foliar, pode-se aplicar de 3 a 4 vezes por ano, durante o período de chuvas, 200 a 400 gramas de NPK 10-10-10 para plantas pequenas e de 500 a 1000 gramas para plantas adultas. Se preferir utilizar adubos orgânicos, aplicar de 20 a 60 litros de composto orgânico por planta adulta.
Como regar essa planta? A irrigação deve ser constante
Vai em qual clima? Tropical, subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? As podas são práticas imprescindíveis na cultura do citros. A poda lateral é conveniente em caso de superpopulação, quando os espaçamentos adotados tornam-se insuficientes para as plantas, que se tocam, sombreando abordo da árvore e impedindo a frutificação em maior área.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Quente
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Atrai borboletas? Atrai borboletas
Formiga mata essa planta? Formigas atacam as folhas das plantas
Quais pragas tem essa planta? As plantas cítricas são sujeitas ao ataque de diversas doenças nas suas diferentes fases de formação e desenvolvimento: sementeira, viveiro e pomar. Estiolamento Damping-Off - as sementes apodrecem e não germinam. As plantinhas ficam amarelecidas, com o colo apodrecido na linha do solo; tombam e morrem. Controle - PCNB, Benomil, Quintozene. PCNB deve ser aplicado na forma de rega utilizando 2 litros de calda por metro quadrado. Preventivamente, a semeadura pode ser feita 24 horas após aplicação. Tristeza - em copas com certa intolerância ao vírus (Ex.: Laranja 'Pera', lima ácida 'Galego' e alguns pomelos). Sintomas - canelura nos ramos, paralização do desenvolvimento da planta, clorose e redução do tamanho das folhas, folhas com sintomas de deficiência de micronutriente e frutos pequenos e endurecidos. Controle - uso de material propagativo preimunizado com estirpes fracas do vírus. Verrugose - lesões salientes, corticosas irregulares que se agrupam recobrindo extensas áreas da folha e dos brotos. Controle - Benomil, Chlorotalonil, Ziram, oxicloreto de cobre, oxido cuproso, Mancozeb. Gomose - afeta a casca e a parte externa do lenho nas raízes, tronco e até ramos mais altos. Presença de goma de coloração marrom. As folhas tornam-se amarelas. Controle - calda bordaleza, oxicloreto de cobre-óleo, pasta bordaleza, Chlorotalomil + oxicloreto de cobre. Rubelose - os galhos ficam revestidos pelo fungo que a princípio é branco, tornando-se amarelo róseo com o avanço da doença. O galho seca, a casca parte e se levanta. A doença começa na bifurcação dos ramos e caminha para as extremidades. Controle - hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre-óleo, pasta bordaleza, Chlorotalomil + oxicloreto de cobre. Melanose - pequenas lesões arredondadas, ligeiramente salientes, de coloração escura, recobrindo grandes áreas dos frutos, folhas e ramos. Os frutos atacados são de baixo valor comercial. Controle - benomil, calda bordaleza, oxicloreto de cobre.
Mais informações:
Mexerica poncã/ muda de mexerica poncã
A mexerica poncã tem sua origem no sudeste do continente asiático, especificamente no sul da China e faz parte do grupo das frutas cítricas, assim como as laranjas, limões, limas e mexericas. A mexerica poncã é a mais popular e consumida no Brasil e na China. Uma das principais características é o elevado sabor ácido ascórbico, sendo uma das formas ativas da vitamina C. Além disso, a mexerica poncã contém vitamina A, médios níveis de compostos fenólicos, além de ser rica em fibra alimentar.
A casca e as sementes são utilizadas para extração de óleos essenciais, compostos bioativos e minerais que são aplicados na indústria de alimentos, proporcionando valor nutricional e substâncias para a indústria cosmética.
A muda de mexerica poncã tem estatura mediana, com crescimento ereto e lento, folhagem densa e grande produtividade. A colheita dos frutos ocorre entre os meses de maio a agosto, podendo alcançar até 250 kg de fruto por planta. O Brasil é o quarto maior produtor de mexerica poncã, com altas produções nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Adquira a sua muda de mexerica poncã no Sítio da Mata e tenha outras espécies de plantas para renovar a natureza em sua vida.
-
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Esta planta necessita de podas?
As podas são práticas imprescindíveis na cultura do citros. A poda lateral é conveniente em caso de superpopulação, quando os espaçamentos adotados tornam-se insuficientes para as plantas, que se tocam, sombreando o abordo da árvore e impedindo a frutificação em maior área. A capina dos pomares pode ser manual, mecânica ou química, desde que tenha cuidado não danificando as raízes das plantas.
Como devo regar?
As regas devem ser regulares.
Esta planta necessita de luz plena ?
Sim, sol constante e direto.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito