ABACAXI ROXO (Tradescantia Spadothea)
As plantas desempenham um papel fundamental em nossas vidas, fornecendo não apenas beleza para nossos olhos, mas melhoram consideravelmente o ar, o clima e muitos aspectos que influenciam a fauna.
Entre as diversas espécies botânicas, encontra-se o Abacaxi Roxo (Tradescantia spathacea), uma planta encantadora conhecida por sua exuberância e suas características únicas.
Fique atento nesta leitura para entender como trazer esta planta para seu jardim e garantir um paisagismo incrível para sua casa.
Características da planta Abacaxi Roxo:
O Abacaxi Roxo é uma planta impressionante, conhecida por suas características singulares que a diferenciam de outras plantas.
Esta espécie perene da família Commelinaceae tem sua origem em regiões da América Central, América do Norte, mais precisamente em Belize, Guatemala e México
A Tradescantia spathacea, nome científico da planta Abacaxi Roxo, é uma espécie de beleza ornamental também conhecida pelos nomes de Moisés-no-berço e Espada-de-iansã.
O Abacaxi Roxo possui herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, com folhas exuberantes e pequenas flores brancas. São rosetas densas e simétricas, apresentando a página superior verde oliva e a inferior em tom de violeta.
Onde cultivar muda de Abacaxi Roxo?
O abacaxi roxo é uma espécie de pequeno porte que pode dar destaque a jardins e canteiros, formando maciços e renques, mas que pode ser facilmente cultivado em vasos.
Para aqueles que desejam cultivar o Abacaxi Roxo em espaços mais limitados, o plantio em vaso é uma excelente opção. Escolha um vaso grande o suficiente para acomodar o crescimento da planta e que tenha furos de drenagem no fundo.
Como cultivar muda de Abacaxi Roxo?
Ao decidir onde cultivar uma muda de Abacaxi Roxo, é importante considerar as necessidades da planta para um cultivo bem sucedido. Fique atento às principais dicas:
Solo: o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado para evitar o acúmulo de água ao redor das raízes.
Clima: o Abacaxi Roxo prefere climas tropicais a subtropicais, com temperaturas moderadas e umidade relativa do ar elevada.
Luz: esta planta requer plena exposição ao sol para prosperar. Certifique-se de plantar o Abacaxi Roxo em um local onde receba luz solar direta por várias horas por dia.
Rega: mantenha o solo levemente úmido, regando regularmente, especialmente durante os períodos de crescimento ativo. Evite encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes do Abacaxi Roxo.
Onde encontrar muda de Abacaxi Roxo para cultivo?
Se você está interessado em adquirir uma muda de Abacaxi Roxo para cultivar em seu jardim ou espaço verde, você está no lugar certo.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversas espécies para paisagismo e está pronta para receber você.
Acesse o site e confira a infinidade de opções para o seu cultivo. São árvores, arbustos, gramíneas, flores e muita variedade para horta e pomar.
Parcele em até 12 vezes sem juros.
Conheça outras espécies coloridas para seu jardim:
Sobre o envio:
Ao adquirir uma muda de Abacaxi Roxo, conte com a expertise do Sítio da Mata para um envio seguro.. Ao receber sua muda, desembale com cuidado e siga as instruções para garantir o melhor sucesso no estabelecimento da planta em seu novo ambiente.
Nome popular: Abacaxi Roxo
Nome Ciêntífico: Tradescantia Spadothea
Família: Commelinaceae
Origem: América Central,América do Norte, Belize, Guatemala, México
Ciclo de vida: Perene
Folha: Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas. Tipicamente, as folhas apresentam a página superior verde oliva e a inferior violácea, mas há uma variedade de folhas totalmente verdes, a ‘Concolor’, e uma de folhas variegadas, com listras vermelhas e amarelas, a ‘Vittata’. À medida que a planta vai crescendo e as folhas mais inferiores vão caindo
Crescimento da planta: Planta de crescimento moderado, pode chegar de 30-40 cm de altura e 45 centímetros de largura.
Quando da frutos? Verão
Frutos O fruto formado é do tipo cápsula.
Quando da Flores? Floresce na primavera e verão.
Flores Na base das folhas despontam as flores, pequenas com 3 pétalas, de coloração branca, envoltas por brácteas (folha modificada) em forma de berço, daí a razão de seu nome popular.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio misturar fertilizantes orgânicos na cova. ➜ Para manutenção adubar com NPK 10-10-10 na primavera e verão, e com esterco de gado bem curtido ou composto orgânico no outono.
Como regar essa planta? Aprecia solo mantido sempre úmido, regar de 2 a 3 vezes por semana, utilizando uma quantidade maior nos meses de temperatura mais elevada.
Vai em qual clima? Equatorial,Mediterrâneo, Oceânico,Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? quente e úmido
Aceita poda? Uma poda drástica anual, realizada no início da primavera, pode lhe renovar o vigor e a beleza da folhagem.
Vai na sombra? Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? Se receber uma boa cobertura, ele é capaz de resistir ao frio intenso e até mesmo geadas.
Vai bem com outras plantas? Utilize em maciços ou bordaduras sob sol pleno ou meia sombra, aposicionados a gramados bem cuidados, forrações de cores distintas ou em composições com outras plantas igualmente geométricas, como agaves e bromélias por exemplo.
Mudas com qual altura? 35 a 40 cm
Quais pragas tem essa planta? Por ser um cultivar e sofrer melhoramentos é mais resistente a insetos e doenças, mas com excesso de umidade, fica suscetível a ácaros e cochonilhas e pode sofrer o apodrecimento das raízes.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de abacaxi roxo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas
As mudas de abacaxi roxo estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, precisa de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito