UMBU (Spondias tuberosa) muda com altura até 0,60m
Considerado um símbolo de resistência do povo nordestino, o umbu é uma árvore de pequeno porte, da mesma família da seriguela e do caju.
Vamos conhecer as principais características do umbu e entender como plantar o umbuzeiro no seu pomar.
Características do umbu
O umbu é uma espécie da família Anacardiaceae, nativo das regiões semiáridas do Nordeste, surgindo na Caatinga, desde o Ceará até a Bahia e no norte do estado de Minas Gerais.
O Spondias tuberosa, nome científico do umbuzeiro, é considerado uma espécie de pequeno porte que pode chegar a 6 metros de altura. Com copa ramificada, seus galhos horizontais ficam bem próximos do chão.
As folhas do umbu são verdes e ficam avermelhadas quando estão próximas a cair. Os frutos, que surgem de dezembro a março, são drupas ovaladas de polpa suculenta e sabor agradavelmente doce e acidulado.
Além de ornamental é também conhecido pelo nome de imbu ou imbuzeiro, o umbu floresce entre fevereiro e março, com flores perfumadas e melíferas, o que transforma esta espécie em um grande atrativo de abelhas.
Onde plantar muda de umbu
O umbuzeiro é uma frutífera que pode ser plantado diretamente ao solo ou ornamentar espaços com vasos, desde que respeitadas condições propícias para o seu desenvolvimento.
Como plantar muda de umbu
Embora estejamos falando de uma espécie resistente, é importante ter alguns cuidados para o cultivo do umbuzeiro. Listamos os principais a seguir:
Solo: o solo para cultivo do mandacaru deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica e que apresente boa drenagem;
Clima: o umbu é nativo de regiões semiáridas, portanto aprecia o clima quente e seco;
Luz: trata-se de uma espécie que deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno. Caso o mandacaru seja cultivado em áreas internas, é importante posicionar a planta em local com bastante luminosidade;
Rega: por ser uma planta adaptada a longos períodos de estiagem, o ideal é regar o mandacaru semanalmente.
Onde encontrar muda de umbu para cultivo
Podendo ser consumida in natura, em geleias ou doces, o umbu ainda é uma fruta especialmente nutritiva, composta de muitas substâncias importantes para a nossa saúde.
Agora que você já sabe como é fácil cultivar o umbu, que tal iniciar seu plantio? Tenho certeza que você ficará impactado com o resultado. Além disso, trata-se de uma espécie de pouca manutenção.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de mudas. Você pode adquirir umbu no Sítio da Mata, ou muitas outras espécies frutíferas.
Encontre também outras espécies de frutíferas da família das anacardiáceas:
https://www.sitiodamata.com.br/caju-amarelo-anacardium-occidentale
https://www.sitiodamata.com.br/catalogsearch/result/?q=seriguela
https://www.sitiodamata.com.br/manga-espada-mangifera-indica.html
https://www.sitiodamata.com.br/caja-mirim-spondias-mombin
Sobre o envio
Muda de umbu e outras espécies frutíferas você adquire aqui, com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Compre com segurança, qualidade e compromisso de entrega do Sítio da Mata, clicando em www.sitiodamata.com.br.
Enviamos sua muda de umbu via transportadora, devidamente embalada com todo cuidado e carinho para que chegue em perfeitas condições até você.
Esperamos sua visita aqui no Sítio da Mata.
Nome popular: Umbu
Nome Ciêntífico: Spondias tuberosa
Família: Anacardiaceae
Origem: nativo das regiões semiaridas ou pouco chuvosa da região nordeste ocorrendo na Caatinga desde o Ceará até a Bahia e o norte do estado de Minas Gerais, Brasil.
Ciclo de vida: perene
Folha: As folhas são alternas, compostas, glabras, sem estípulas, folíolos cartáceos, ovalados a oblongo-elípticos, de coloração verde mas, avermelhados antes da queda na estação seca.
Crescimento da planta: Arvore muito ramificada com copa em forma de taça bem aberta e de baixa estatura e muitas vezes os galhos horizontais ficam bem próximos ou encostados no chão. A planta atinge 3 a 6 m de altura, com copa de 5 a 8 m de largura e densamente engalhada.
Quando da frutos? Frutifica em dezembro a março.
Frutos Os frutos são drupas globosas, ovoides, com polpa suculenta sem fibra, de sabor doce-acidulado, muito agradável, bastante perecível.
Quando da Flores? no estado da Bahia, normalmente nos meses de fevereiro e março
Flores As flores estão reunidas em inflorescências em panículas terminais, perfumadas, são melíferas, agrupadas em panícula de 10-15 cm de comprimento.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou 5 litros de húmus de minhoca, 250 gramas de superfosfato simples e 80 gramas de cloreto de potássio misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Sugere-se adubar em cobertura com leve incorporação, 30 dias após plantio, a 20 cm do pé da planta, com 50g de uréia e 30g de cloreto de potássio; no final das chuvas aplicar a mesma dose. No 2º ano adubar em cobertura com incorporação no início das chuvas, com 60g de uréia, 200g de superfosfato simples e 40g de cloreto de potássio, por planta.
Como regar essa planta? convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? O umbuzeiro cresce de forma diferente das arvores, com tronco baixo e ramificações e galhos horizontais; por isso, a planta não precisa ser podada
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Como devo regar?
Convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.
Como devo poda?
O umbuzeiro cresce de forma diferente das arvores, com tronco baixo e ramificações e galhos horizontais; por isso, a planta não precisa ser podada.
Quando começa dar frutos?
Frutifica em dezembro a março.
Quando inicia sua floração?
No estado da Bahia, normalmente nos
meses de fevereiro e março.
Essa planta necessita de luz plena?
Sim, sol constante bastante calor.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito