PINHÃO (Araucaria angustifolia)
Com a copa em forma de taça e 50 metros de altura, ninguém chama mais atenção que a Araucária. É muito famosa pelo pinhão.
A araucária é uma espécie ameaçada de extinção, devido principalmente ao desmatamento e à exploração intensiva de seus recursos. Estamos falando de uma espécie que desempenha um papel importante no ecossistema de Mata Atlântica, abrigando diversas espécies de animais e contribuindo para a preservação da biodiversidade.
Vamos descobrir quem é a araucária e quais os benefícios desta árvore.
Característica da Araucária
A araucária, também conhecida como pinheiro do paraná (Araucaria angustifolia), é uma espécie de árvore que é símbolo do estado do Paraná, no sul do Brasil. É uma das poucas coníferas nativas do Brasil e é encontrada principalmente na região sul do país, em áreas de altitude elevada, em geral acima de 800 metros.
A araucária é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 50 metros de altura e 1,5 metro de diâmetro. Possui folhas rígidas, em formato de agulha, que crescem em espiral ao redor dos galhos. Os frutos da araucária são pinhões, que são bastante consumidos na região sul do Brasil.
Espécie da família Araucariaceae, o pinheiro do paraná também é uma espécie de grande importância cultural e econômica para a região sul do Brasil, sendo utilizado na produção de madeira, celulose e papel.
Onde cultivar a muda de araucária
O cultivo da araucária é importante para a preservação dessa espécie ameaçada de extinção, que desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Essa espécie é adaptada a áreas de altitude elevada, em geral acima de 800 metros, mas também pode ser cultivada em áreas mais baixas, desde que as condições de clima e solo sejam adequadas.
A seguir listamos as principais dicas para o cultivo da muda de araucária
Como plantar a muda de araucária
O plantio da muda de araucária deve ser realizado durante o período de chuvas, preferencialmente entre os meses de outubro e março.
Vamos aos principais cuidados:
SOLO: a araucária é uma espécie de árvore que pode ser cultivada em diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados, profundos, com pH próximo da neutralidade e com boa fertilidade. No entanto, essa árvore prefere solos profundos, frescos, ricos em matéria orgânica e com boa capacidade de retenção de água.
CLIMA: estamos falando de uma espécie que se desenvolve melhor em climas subtropicais e temperados, com temperaturas médias anuais entre 15°C e 25°C e com uma umidade relativa do ar elevada. A araucária é bastante resistente a períodos de seca, mas não tolera geadas ou temperaturas abaixo de 0°C.
LUZ: a araucária deve ser plantada em áreas com sol pleno ou meia-sombra, e em locais que possuam proteção contra ventos fortes;
REGA: O ideal é regar a araucária com uma frequência de duas a três vezes por semana, dependendo das condições climáticas e do tipo de solo. Em dias quentes e secos, é recomendado aumentar a frequência das regas, sempre observando se o solo está úmido, mas não encharcado.
Ao regar a araucária, é importante molhar toda a área da raiz, evitando apenas molhar as folhas. O excesso de água nas folhas pode causar o aparecimento de doenças fúngicas, além de não ser eficaz para a absorção de água e nutrientes pela planta.
Durante o inverno, quando as temperaturas são mais baixas, a frequência das regas pode ser reduzida, já que a evaporação é menor. No entanto, é importante manter o solo com uma boa umidade para garantir o desenvolvimento saudável da planta.
Onde encontrar a muda de araucária para cultivo
Aqui no Sítio da Mata você encontra diversas espécies para cultivar no seu jardim ou em sua horta e pomar.
Temos uma infinidade de espécies esperando por você.
Acesse nosso blog conheça outras espécies de plantas nativas ou para reflorestamento:
https://sitiodamata.com.br/blog/duvidas/o-que-sao-plantas-nativas/
Sobre o envio da muda de araucária
Acessando nosso site www.sitiodamata.com.br você encontra plantas, livros, ferramentas e muitas dicas de cultivo.
Faça suas compras, parcele em até 12 vezes sem juros e receba sua encomenda em casa, com todo conforto e segurança.
Sua muda de araucária segue embalada via transportadora, com todo cuidado para que chegue em perfeitas condições até você.
Nome popular: Pinheiro-do-paraná
Nome Ciêntífico: Araucaria angustifolia
Família: Araucariaceae
Origem: América do Sul, Brasil
Ciclo de vida: perene
Folha: As folhas são simples, espiraladas, lanceoladas, coriáceas, pungentes, com 3-6 cm de comprimento, por 0,5-1 cm de largura.
Crescimento da planta: Arvore de rápido crescimento. Árvore símbolo do estado do Paraná, a araucária é reconhecida pela sua beleza, função ecológica e utilidade para o homem. Apesar de todas estas qualidades, é uma espécie em extinção. Seu porte é bastante grande, chegando aos 50 metros de altura. A A. angustifolia apresenta crescimento lento até o terceiro ano. A partir de então, o incremento corrente anual em altura é de 1 m, em condições adequadas e, após o quinto ano, o incremento. em diâmetro é de 1,5 a 2,0 cm. Segundo Webb et al. (1984), o incremento volumétrico anual médio varia de 7 a 23 m³/ha/ano.
Quando da frutos? Frutifica nos meses de abril e maio.
Frutos Os pseudofrutos (os estróbilos após fecundados, geram as sementes, que são desprovidas do fruto e, portanto não são frutos) ficam agrupados na pinha que, quando madura, chega a pesar até 5kg. Cada quilograma contém cerca de 150 sementes, que perdem a viabilidade gradualmente em 120 dias.
Quando da Flores? setembro a outubro.
Flores Nos indivíduos femininos as flores estão dispostas em cones (pinha) no ápice dos ramos, protegidos por numerosas folhas muito próximas umas das outras, cada cone com 10 a 150 sementes (pinhões). Um Kg de sementes contém aproximadamente 150 unidades.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com 6 quilos de composto orgânico e 50 gramas de NPK 10-10-10. Dobrar essa quantia a cada ano até o 4º ano, depois manter o mesmo volume de adubação ano após ano.
Como regar essa planta? Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, depois, pode ser regada uma vez por semana. Suporta solo mais seco.
Vai em qual clima? Subtropical, Temperado
Aceita poda? A poda é indicada a partir do terceiro ano de plantio, caso a madeira seja destinada à laminação ou quando o DAP atingir 10 cm na inserção dos galhos. A desrama natural não é suficiente para obter madeira de boa qualidade e sem nós, sendo necessária a desrama artificial (Hosokawa, 1976).
Vai na sombra? Meia Sombra, Sol Pleno
Planta de frio ou calor? clima ameno
Quais pragas tem essa planta? Pragas e Doenças Dentre as pragas que atacam a araucária, os Lepidópteros são as mais agressivas. Dentre tais insetos, destacam-se: Cydia araucariae (danificam principalmente as sementes); Dirphia araucariae (destroem as acículas); Elasmopalpus lignosellus (lesiona o colo das plantas jovens); Fulgurodes sartinaria (destroem as acículas). Os fungos são os principais causadores de doenças no pinheiro-do-paraná. Entre os quais, destacam-se: Armillaria mellea (provoca armilariose); Cylindrocladium sp. (ataca plantas adultas, provocando amarelecimento e secando-as); Diplodia pinea (causa podridão) e Rosellinia bunodes (ataca plantas adultas, causando podridão-negra).
1- Plantio:
Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
o Plantar as mudas em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
· Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
· Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de luz plena?
Sol direto a meia – sombra .
Como devo regar?
Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época, não precisando se preocupar com irrigação a partir do segundo ano.
Qual época posso colher o Pinhão?
Época de sua colheita (maio, junho e julho).
Como devo podar?
Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito