ABIU AMARELO (Pouteria torta)
Quando se trata de árvores frutíferas tropicais, o Abiu Amarelo destaca-se, não apenas por suas frutas saborosas, mas também pela beleza de seu crescimento.
No texto que você vai ler a seguir, exploraremos as características marcantes dessa árvore, forneceremos insights essenciais sobre o cultivo bem-sucedido e revelaremos como você pode desfrutar das delícias do Abiu Amarelo em seu próprio pomar.
Características do Abiu Amarelo
O Abiu Amarelo, espécie pertencente à família Sapotaceae, é uma árvore frutífera tropical conhecida por suas frutas de polpa suculenta. São frutas de casca amarela, quando maduras, uma verdadeira explosão de sabor tropical, que surgem entre os meses de fevereiro a abril.
Antes dos frutos, o Abiu Amarelo produz flores pequenas e geralmente têm uma cor creme ou amarelada, que surgem nos ramos da árvore e, geralmente, ocorrem durante a estação de floração, entre a primavera e o início do verão.
Árvore de vida perene, o Abiu Amarelo é nativo da região amazônica, sendo encontrado principalmente no Brasil, Peru e Colômbia.
As folhas verdes escuras e a forma compacta da árvore a tornam uma adição encantadora ao seu pomar. A árvore Abiu Amarelo, conhecida cientificamente pelo nome de Pouteria torta chega a medir de 4 a 8 metros de altura, dependendo das condições de cultivo.
Onde Cultivar Muda de Abiu Amarelo?
Adaptável a diversas condições, o Abiu Amarelo é uma árvore adequada para cultivo tanto em quintais, quanto em vasos, sendo ideal para pomares domésticos e projetos paisagísticos.
Como Cultivar Muda de Abiu Amarelo:
Cultivar o Abiu Amarelo não apenas adiciona um toque tropical ao seu pomar, mas também proporciona o prazer de colher frutas frescas e saborosas. Veja como é fácil:
Solo: O Abiu Amarelo prefere solos ligeiramente ácidos a neutros e bem drenados. Certifique-se de fornecer uma boa camada de matéria orgânica para nutrir a árvore.
Clima: Essa árvore tropical é mais adaptada a climas quentes, mas também pode ser cultivada em regiões subtropicais. Proteção contra geadas é essencial para manter seu crescimento saudável.
Luz: O Abiu Amarelo prospera em plena luz solar, mas também tolera sombra parcial. Garanta que a árvore receba pelo menos algumas horas de sol direto todos os dias.
Rega: Mantenha o solo consistentemente úmido, especialmente durante os períodos de crescimento ativo e a produção de frutas. Evite o encharcamento para prevenir problemas de raízes.
Onde Encontrar Muda de Abiu Amarelo?
Transforme seu pomar em um oásis tropical e desfrute das recompensas dessa árvore fascinante.
Ao procurar mudas de Abiu Amarelo, busque por viveiros especializados em árvores frutíferas tropicais e para isso, conte com o Sítio da Mata.
Estamos há quase 30 anos propagando e comercializando diversas espécies de árvores frutíferas, espécies nativas, raras ou exóticas.
Acesse nosso site e encontre uma variedade incrível. Veja também outras frutíferas de fácil cultivo para seu pomar:
https://sitiodamata.com.br/mangost-o-amarelo-garcinia-cochinchinensis.html
https://sitiodamata.com.br/abacaxi-fruta-ananas-comosus.html
https://sitiodamata.com.br/achachairu-garcinia-humilis.html
Sobre o envio
No Sítio da Mata você adquire sua muda de Abiu Amarelo e recebe no conforto da sua casa.
Temos uma equipe especializada para embalar e preparar sua encomenda para que o transporte via caminhão ou transportadora garanta a integridade da sua muda e você receba sua encomenda em ótimas condições.
Nome popular: Abiu Amarelo
Nome Ciêntífico: Pouteria torta
Família: Sapotaceae
Origem: Brasil
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são inteiras, alternas, espiraladas, reunidas no ápice dos ramos e com nervuras bem evidentes na face dorsal. A lamina tem textura cartácea (de cartolina), é oblonga (mais longa que larga), obovada (com forma de ovo invertido, com a parte mais larga voltada para o ápice), medindo 8 a 22 cm de comprimento por 4 a 8 cm de largura, com base subaguga e ápice arredondado. O pecíolo (haste ou suporte) é leitoso e mede 7 a 30 mm de comprimento.
Crescimento da planta: Planta de crescimento lento na fase juvenil. Arvoreta ou arvore de 4 a 8 metros (ou até 35 m quando na mata da floresta amazônica) com copa umbeliforme (como guarda chuva) e pouco ampla, com ramos dispostos à 45 a 75 graus.
Quando da frutos? Frutifica nos meses de fevereiro a abril.
Frutos Os frutos são bagas arredondadas de 4 a 6 cm de diâmetro com casca amarela e pilosa e polpa branca, gelatinosa e com algum látex, mais muito doce, abrigando 1 a 4 sementes. Começa a frutificar com 3 a 4 anos a depender do clima e tratos culturais.
Quando da Flores? ocorre entre os meses de março e maio
Flores As flores surgem nos ramos e galhos com diâmetro inferior a 3 cm e são sésseis (sem cabinho), agrupadas em feixes; estas medem 8 a 10 mm de altura, e tem 4 pétalas unidas de coloração creme.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção adubar com 3 pás de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10. Distribuir o adubo superficialmente (5 centímetros) a uma distância de 20 centímetros do caule no início de outubro.
Como regar essa planta? Irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover, tomando esse cuidado nos primeiros 6 meses após o plantio.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai vários passaros
Quais pragas tem essa planta? Resistente a pragas e doenças.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de strelitzia em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de strelitzia chegarem, retirar o saco plástico delas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta necessita de sol?
Sim. É uma planta tropical que aprecia sol pleno e é bastante rústica, com alta adaptabilidade, capaz de suportar geadas moderadas.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.
Quanto devo regar?
as regas devem ser regulares, de preferência de manhã ou no fim da tarde.
Esta espécie vai bem em todo o Brasil?
Sim, exceto em lugares de constantes geadas.
Esta espécie vai bem em lugares alagados?
Não, acaba amarelando e morrendo se em contato direto com a agua por mais de 3 meses.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito