ABRICÓ DE MACACO (Couroupita guianeses)
O perfume das flores é parecido com o das rosas. Curiosamente, as flores desabrocham diretamente do tronco mesmo que ele esteja cheio de frutas.
Nome popular: Abricó de Macaco
Nome Ciêntífico: Couroupita guianenses
Família: Lecythidaceae
Origem: Brasil, na Costa Rica, Equador, Colômbia, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Guiana e Venezuela.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Apresenta folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado.
Crescimento da planta: O abricó-de-macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica, O porte do abricó-de-macaco também é respeitável, podendo chegar de 15 a 25 metros de altura, e até 35 metros em seu habitat natural. Seu crescimento é rápido e sua madeira é macia, por este motivo, ela necessita de tutoramento nos primeiros anos após o plantio.
Quando da frutos? frutifica de dezembro a fevereiro
Frutos Os frutos são grandes cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos do abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer
Quando da Flores? floração é de outubro a dezembro
Flores As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento. As flores contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. Elas exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangavas, que encarregam-se da polinização. A florações surgem a partir do quinto ano.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção utilizar fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Gosta de solo bastante húmido e até tolera encharcamento.
Vai em qual clima? Equatorial, Subtropical, Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Aceita podas de condução e limpeza de galhos secos e mortos.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento.
Mudas com qual altura? até 60 cm
Mais informações:
Hoje vamos falar de uma espécie nativa também de terras brasileiras, ornamental, de porte grande e crescimento rápido: a árvore abricó de macaco.
Permaneça na leitura para conhecer as características desta árvore, como plantar muda de abricó de macaco e muito mais!
Primeiramente vamos abordar as características da abricó de macaco. A Couroupita guianenses, nome científico da árvore abricó de macaco, é uma espécie originária da Floresta Amazônica, de países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Equador, Suriname, Peru, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela.
Espécie de vida perene, a abricó de macaco, também conhecida como amêndoa dos andes, castanha de macaco, árvore de macaco, árvore bola de canhão, cuiarana, curupita, cuia de macaco e macacarecuia, pode atingir de 15 a 25 metros. Há relatos que, em seu habitat natural, chega a medir 35 metros de altura. Realmente uma árvore de grande porte.
Trata-se de uma espécie ornamental, mas também da categoria de frutífera. Isso porque de dezembro a fevereiro essa árvore nos confere frutos grandes, em cápsulas globosas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro e polpa azulada e gelatinosa que servem de alimento aos macacos e animais domésticos e podem levar até um ano para amadurecer.
A floração da abricó de macaco, que ocorre de outubro a dezembro, surge no tronco, com flores de seis pétalas carnosas, em tons esverdeados, alaranjados ou avermelhados ao longo de estames róseos, amarelos ou brancos, com anteras amarelas, o que atrai insetos responsáveis por sua polinização, como as abelhas.
Vamos entender como cultivar muda de abricó de macaco?
Com muito amor, carinho e as dicas de como cultivar muda de abricó de macaco, sua árvore vai crescer linda, saudável e trazer muita beleza para seu paisagismo.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas, suspensas ou rasteiras, flores, árvores frutíferas, árvores para arborização urbana e muitas outras espécies.
Você também pode adquirir a muda de abricó de macaco, acessando nosso site: www.sitiodamata.com.br.
Compre muda de abricó de macaco e muitas outras espécies com todo conforto e segurança e ainda parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Entre em contato com o Sítio da Mata, adquira sua árvore de abricó de macaco e tire todas as suas dúvidas. Temos uma grande diversidade de espécies, além de soluções paisagísticas, ferramentas e insumos para você iniciar seu novo projeto.
COMO CULTIVAR MUDA DE ABRICÓ DE MACACO
Como não contemplar a beleza da natureza?
Conte com a qualidade do Sítio da Mata.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de abiricó de macaco em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Abiricó de macaco chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Seus frutos são comestíveis?
R: Sua polpa tem cor azulada e é gelatinosa , apesar de ser comestível, devido ao cheiro muito forte e desagradável, somente é apreciada pelos animais.
Onde e como posso utilizar esta árvore?
R: É uma árvore de beleza ornamental espetacular mas não deve ser plantada em locais de circulação de pessoas e veículos, pois seus frutos são bastante pesados e quando caem, pode causar danos.
Como devo regar?
R: Gosta de solo bastante úmido e até tolera encharcamento.
Vocês atendem todo o Brasil?
R: Sim, atendemos todo o Brasil
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito