AÇOITA CAVALO MIÚDO (Luehea divvaricata)
A Luehea divaricata é uma árvore nativa brasileira indicada para cultivo em áreas amplas, muito encontrada em áreas urbanas.
Nome popular: Açoita Cavalo Miúdo
Nome Ciêntífico: Luehea divaricata
Família: Tiliaceae
Origem: com ocorrência os Estados de MG, SP, MS na floresta semidecídua da bacia do Paraná.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Apresenta folhas simples, onde a face superior possui uma cor verde escuro brilhante e a inferior esbranquiçada, com três nervuras muito típicas.
Crescimento da planta: Possui crescimento lento, variando em função do sítio e tratos culturais (chega a atingir 3,5 m de altura aos 2 anos de idade).
Quando da frutos? de julho até final de agosto.
Frutos O fruto é uma cápsula possuindo muitas sementes que não ultrapassam a 1,5 cm de comprimento e apresentam uma pequena assa.
Quando da Flores? A floração inicia por volta da segunda quinzena de novembro, mas ocorre com maior intensidade no final de dezembro e até a primeira quinzena de fevereiro.
Flores As pétalas das flores são dobradas, conforme vai envelhecendo passam de cor violeta para creme, do interior para a extremidade e apresentando pouca expressividade.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção utilizar fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Durante o primeiro ano regá-la pelo menos duas vezes por semana, com 5 litros de água para cada rega.
Vai em qual clima? Temperado
Nativa de qual clima? temperado
Aceita poda? Pode ser realizado podas para condução da copa.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? Calor
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai Passaros
Quais pragas tem essa planta? Dados sobre Pragas e Doenças Descrição da Doença: Principalmente danos leves causados por besouros (Coleóptera, Scolytidae) e os “serradores” Oncideres saga, O. dejeani e O. ulcerosa (Coleóptera, Cerambycidae).
Mais informações:
O açoita-cavalo-miúdo faz parte de projetos paisagísticos de grandes centros urbanos como calçadas, parques, bosques e condomínios, trazendo grandes benefícios para lugares de pouca arborização. Prefere formações abertas, de terreno alto e rápida drenagem. Possui uma copa em forma de pirâmide, trazendo um visual muito bonito e uma sombra agradável.
A madeira do açoita-de-cavalo-miúdo é muito utilizada para confecção de estrutura de móveis, caixas, embalagens, artefatos de madeira, saltos para calçados, peças torneadas e compensadas, ripas, molduras, cordões, guarnições, rodapés, caibros, esquadrias, forros, tabuados, vigamentos, cabos de vassoura, instrumentos musicais escovas, entre outros.
Na medicina popular, ela é usada no tratamento de reumatismo, além de ter ação adstringente. Comunidades indígenas de regiões do sul do país usam a casca e as folhas para descolorir o cabelo, extraem-se óleos, resina, fibras, também usam no tratamento do câncer, bronquite, gastrite, má digestão e vermes. Ainda tem importância apícola, sendo feito pelas abelhas um mel medicinal com propriedades expectorantes.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de açoita-de cavalo-miúdo e deixe seu jardim ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa árvore de grande porte pode proporcionar.
O açoita-cavalo-miúdo é uma espécie de árvore de grande porte tipicamente brasileira. Chega a atingir de 15 a 30 metros de altura, é muito utilizada no paisagismo urbano. A origem do nome é devido a flexibilidade dos galhos, sendo usada como chicote nos animais
A muda de açoita-cavalo-miúdo deve ser plantada diretamente no solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor, a umidade e tolera o encharcamento moderado e períodos de geada.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Açoita cavalo miúdo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Açoita cavalo miúdo chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Você sabia que plantar uma árvore nativa na cidade é muito importante e você sabe o por que?
R:Quando adulta ela absorve do solo até 250 litros de água por dia, imagine como elas ajudam para não ocorrerem enchentes na grande cidades .
Esta Planta necessita de sol?
R: Deve ser cultivada sob, pleno sol.
Como devo regar?
R: As regas tem que ser constante.
Vocês atendem todo o Brasil?
R: R: Sim, atendemos todo o Brasil.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito