ALDRAGO (Pterocarpus violaceus)
Planta de floração de muito curta duração, em dois dias desaparece, mas enquanto dura é muito bonita, de um amarelo forte. Isso acontece entre outubro e novembro.
Nome popular: Aldrago
Nome Ciêntífico: Pterocarpus Violaceus
Família: Leguminosae-Papilionoideae (Fabaceae).
Origem: Brasil, principalmente na floresta pluvial da encosta atlântica.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas compostas, com coloração verde-médio, brilhantes, tem 5 a 7 folíolos, medindo cerca de 4-8 cm de comprimento por 3-5 cm de largura.
Crescimento da planta: Por apresentar um bom desenvolvimento e ser bastante ornamental é bastante utilizada na arborização urbana, em 2 anos chega atingir mais de 2 metros de altura. Porte de 8 a 15 metros de altura.
Quando da frutos? A maturação dos frutos ocorre no final do outono.
Quando da Flores? outubro a novembro
Flores Flores de coloração amarelo vivo, tem curta duraçãoe exala um suave perfume. ◦Floração: (dura por volta de dois dias)
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 5 litros de esterco de galinha ou 8 litros de esterco bovino, mais 200 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Após o primeiro ano, aplicar anualmente 10 litros de esterco curtido e 100 gramas de adubo NPK 10-10-10.
Como regar essa planta? Aprecia solo úmido, principalmente nos primeiros anos não deixar o solo secar totalmente.
Vai em qual clima? Tropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Não necessária, apenas deve ser feita podas de formação e retirada de galhos secos e mal formados.
Vai na sombra? Sol pleno.
Planta de frio ou calor? gosta de clima quente e úmido e tolera um pouco de frio desde que não seja intenso.
Mudas com qual altura? 30 cm
Quais pragas tem essa planta? O controle da saúde das árvores deve ser feito regularmente. Os problemas mais frequentes são a presença de formigas cortadeiras e carpinteiras, cupins, lagartas, cochonilhas, pulgões e fungos. O controle fitossanitário* contra pragas e doenças pode ser preventivo ou curativo. No controle fitossanitário curativo, podem ser empregados métodos menos agressivos ao ambiente, tais como: • controle biológico* de pragas, inseticidas caseiros como “calda de fumo”, bem como o controle mecânico* de lagartas, cupins e formigas cortadeiras.
Mais informações:
O aldrago é uma árvore de origem brasileira, das encostas atlânticas, de médio porte, vulgarmente chamada de pau-sangue, chega a 14 metros, aproximadamente, e muitíssimo usada nos projetos paisagísticos urbanos pela exuberância de suas flores.
De uma incrível beleza para ornamentar praças, calçadas, jardins e parques de grandes centros urbanos, o aldrago é indispensável para a recuperação de área degradadas devido ao seu potencial de fixação de nitrogênio no solo. Suas raízes não danificam as calçadas e as flores formam um lindo tapete amarelo ao despencar dos galhos.
Suas flores são amarelas e exalam um perfume suave que é possível sentir de longe, porém em dois dias de sua floração, ele desaparece. Só podendo ser visto novamente na sua próxima florada que acontece de outubro a dezembro.
A muda de aldrago deve ser plantada diretamente em solo úmido, fértil e com alguma sombra. Seu crescimento é considerado rápido, por isso é bastante indicado para arborização de áreas urbanas.
Na cultura popular, a aldrago tem valor medicinal pois é considerada antipirético, anti-hemorrágica e desintoxicante, sendo utilizada para o tratamento de tuberculose e reumatismo. Sua casca apresenta atividade contra as bactérias dos gêneros Bacillus, Bacteroides, Staphylococcus, Streptococcus e Cândida entre outras.
Sua madeira pode ser usada na produção de molduras, lenhas, carvão, compensados, revestimentos, painéis e artesanato.
Entre em contato com os especialistas do Sítio da Mata e adquira sua muda de aldrago e deixe seu projeto paisagístico ainda mais bonito e com um clima mais agradável que essa maravilhosa espécie de árvore ornamental pode proporcionar.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Aldrago em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Aldrago chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3 - Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Onde posso plantar o Aldrago?
R: É muito ornamental ,podendo ser plantada em calçadas ,praças ,parques e jardins.
Quanto devo regar?
R: Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Você sabia que a árvore isolada , transpira equivalente a 400 litros de água por dia? Sabe qual os benefícios esse processo nos traz?
R: Esse efeito traz refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar , trazendo um bem estar e amenizando a poluição da terra .
Quando devo podar?
R: Não é necessaria ,apenas deve ser feitas podas de formação e retirada de galhos secos e mal formados.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito