FRUTA DO CONDE - PINHA (Annona squamosa)
A Fruta do Conde ou Pinha é uma árvore originária da América Central e do Sul, mas atualmente é cultivada em muitas regiões tropicais ao redor do mundo, incluindo o Brasil, Índia, Filipinas e partes da África.
Uma das espécies de maior inflorescência da família das anonáceas, hoje você vai descobrir quais os cuidados para cultivar a fruta do conde em casa.
Características
Também conhecida como Pinha ou Ata, a Fruta do conde é uma espécie arbustiva da família Annonaceae.
Um fruto exótico de verdadeiro tesouro nutricional, a fruta do conde possui uma polpa doce e cremosa, muito semelhante ao abacaxi. A casca é grossa, verde ou marrom e é coberta por escamas duras e pontiagudas. A fruta do conde tem uma forma ovalada ou em forma de coração e pode pesar até 4 kg.
A Annona squamosa, nome científico da árvore da fruta do conde, pertence à família Annonaceae. A espécie é de tamanho médio a grande, podendo chegar a cerca de 10 metros de altura, mas geralmente fica entre 3 a 6 metros de altura. Ela tem um tronco curto e ramificações que formam uma copa densa e arredondada, de onde surgem os frutos entre dezembro e abril.
As folhas da árvore da fruta do conde são verdes escuras, lisas e brilhantes na superfície superior, e mais pálidas e opacas na superfície inferior. As flores da fruta do conde são pequenas, perfumadas e geralmente brancas ou amarelas, com três pétalas externas e múltiplas pétalas internas.
Se você deseja conhecer as propriedades da fruta do conde, continue a leitura deste conteúdo.
Propriedades da fruta do conde
A fruta do conde é, geralmente, consumida fresca, mas também pode ser usada em sucos, sorvetes e outras sobremesas. As sementes da fruta do conde também podem ser torradas e consumidas como um lanche. A fruta do conde é um alimento rico em vitaminas C e B, além de ser uma boa fonte de potássio e fibras.
Benefícios da fruta do conde
- Melhora a digestão e o trato intestinal
- Ajuda no controle do diabetes e da pressão arterial
- Tem propriedades anti-inflamatória e analgésica
- Melhora a viçosidade da pele
- Ajuda a emagrecer
- Fortalece o sistema imunológico
Onde plantar muda de fruta do conde
A fruta do conde é uma espécie que pode é geralmente cultivada diretamente ao solo, em jardins ou pomares, mas que também aceita o cultivo em vaso, desde que a escolha do vaso permita o desenvolvimento adequado da planta.
Veja abaixo as condições ideais para o cultivo da árvore da fruta do conde.
Como cultivar muda de fruta do conde
Vamos entender agora como é fácil cultivar e cuidar da árvore da fruta do conde:
- Solo: para o cultivo da árvore da fruta do conde, prefira o solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica;
- Clima: por ser uma planta originária de clima Tropical, a fruta do conde prefere regiões de clima quente e úmido. No entanto, é importante lembrar que a fruta do conde pode ser sensível a geadas e temperaturas abaixo de 10°C, portanto, não é recomendado o cultivo em áreas com climas muito frios.
- Luz: a fruta do conde tem um bom desenvolvimento em pleno sol;
- Rega: o solo para cultivo da fruta do conde precisa receber regas regulares, mantendo o solo úmido, mas nunca encharcado.
Onde encontrar muda de fruta do conde para cultivo?
Gostaram das dicas de como cultivar fruta do conde?
Desde que o clima seja favorável, a fruta do conde pode ser cultivada durante todo o ano. A fruta do conde geralmente leva cerca de 2 a 3 anos para começar a produzir frutos, que devem ser colhidos quando estiverem maduros e prontos para consumo.
Encontre mudas de fruta do conde e muitas outras espécies exóticas no Sítio da Mata.
O Sítio da Mata é um viveiro especializado na propagação e comercialização de diversos tipos de plantas.
Você pode adquirir árvores raras, exóticas, flores e hortaliças acessando nosso site www.sitiodamata.com.br.
Conheça outras espécies raras, acessando nosso blog: https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/frutas-exoticas/
Parcelamos suas compras em até 12 vezes sem juros. Todos os seus dados são protegidos.
Veja dicas de como cultivar outras espécies exóticas:
https://www.sitiodamata.com.br/lichia-litchi-chinensis.html
https://www.sitiodamata.com.br/pitaya-diversas-especies-hylocereus-sp.html
https://www.sitiodamata.com.br/sapoti-manikara-zapota.html
https://www.sitiodamata.com.br/physalis.html
https://www.sitiodamata.com.br/roma.html
SOBRE O ENVIO
Adquirindo a muda de fruta do conde conosco, fazemos o envio através de transportadora ou caminhão, acondicionando sua encomenda com todo cuidado para que chegue em perfeitas condições até você.
Aproveite os benefícios da fruta do conde e venha para o Sítio da Mata.
Nome popular: Fruta do conde ou Pinha
Nome Ciêntífico: Annona squamosa
Família: Anonáceas
Origem: América de clima tropical, provavelmente na região da Amazônia
Folha: Suas folhas são semi-perenes, simples, cartáceas, levemente discolores, revestidas por pubescência esbranquiçada na face inferior, de 10-25 cm de comprimento por 4-8 cm de largura de forma lanceolada.
Crescimento da planta: Possui um porte médio, podendo alcançar até 18 metros de altura, é uma planta secundária tardia. Crescimento: rápido e muito vigorosa quando bem nutrida, requer podas.
Quando da frutos? A frutificação ocorre nos meses de dezembro a abril.
Frutos Os frutos são sincarpo bacáceo, formado pelos vários carpelos que se tornaram carnosos e se soldam durante o desenvolvimento do fruto, cujo peso pode atingir até 1,3 kg. de coloração que varia de verde-clara a amarelo-esverdeada e na polpa a cor predominante é a branca, seu formato globoso quase esférico e na sua superfície há existência de pequenos tubérculos. os frutos amadurecem de janeiro a abril.
Quando da Flores? As flores aparecem logo no início da primavera.
Flores As flores são simples ou em cachos formando conjuntos de 1 a 3 pares de flores brancas, também exibem dicogamia protogínica e são hermafroditas, com pedúnculos e pedicelos densamente recobertos por pelos verde-esbranquiçados.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Para manutenção fazer adubações anuais de 150 gramas de NPK 10-10-10, ir aumentando gradativamente para 300, 450, 600 e 750 gramas. A formulação deve ser acrescentada de sulfatos de zinco, cobre e manganês em doses equivalentes a 5, 2,5 e 2,5% da fórmula, respectivamente, parcelando as doses anuais em três aplicações de cobertura, durante o período chuvoso.
Como regar essa planta? Regar de forma moderada 2 vezes por semana, principalmente quando a planta for jovem, depois de adulta no caso de estiagens prolongadas.
Vai em qual clima? Temperado, Tropical, Subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? Fazer podas periodicas para tornar as copas mais abertas e mais ventiladas. Fazer podas de limpeza, eliminando os galhos secos, plantas mortas, frutos velhos, caídos ou remanescentes.
Vai na sombra? Pleno sol, Meia sombra
Planta de frio ou calor? clima quente
Mudas com qual altura? até 30 cm
Atrai pássaros? Atrai passaros
Quais pragas tem essa planta? Várias doenças acontecem a fruteira do conde. A maioria reduz a produtividade, deprecia o valor comercial dos frutos e mata as plantas. As principais doenças são:(Colletrotrict Gloleosporioides), cancrose (Albonectria rigidiuscula), mancha-preta-das-folhas (Coniothyrium sp.), rubelose (Corticium sp.), podridão-das-raizes (Phytopthora spp.,Cylindrocladium clavatum) e o nematoide Radopholus similis.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de jasmim amarelo em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
Quando for feito o plantio das mudas, é importante manter a terra úmida mas não encharcada no inicio (primeiro mês). Recomendamos a rega a cada três dias, se não chover, obviamente e se o solo estiver seco.
Esta planta necessita de sol?
Sim, gosta de luz plena para bom desenvolvimento. Se formem cultivadas dentro de casa, é recomendável deixar perto da janela com quatro horas de sol por dia.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito