JACARANDÁ DA BAHIA (Dalbergia nigra)
Jacarandá da Bahia
O Jacarandá da Bahia, Dalbergia Nigra é uma árvore da família das Fabaceae-Faboidae, nativa do Brasil que ocorre entre os estados da Bahia até São Paulo, mais facilmente encontrada na região pluvial atlântica, sendo uma espécie de planta famosa por ceder madeira para a fabricação de mobiliário de luxo. As mudas de Jacarandá da Bahia têm um crescimento considerado moderado a rápido e quando plantado na região amazônica nos primeiros 5 anos elas atingem até 12 metros de altura e a sua copa aberta se assemelha a um bonsai gigante, por esse motivo e por ser dona de uma copa aberta e cheia de belas e delicadas flores brancas, essa árvore é muito utilizada no paisagismo. O plantio das mudas de Jacarandá da Bahia deve ser feito em solo fértil e rico em matéria orgânica, elas devem ser mantidas sob sol pleno. A árvore deve receber aproximadamente 15 litros de água semanalmente nos primeiros 3 meses, após esse período a rega deve ocorrer apenas quando houver um período maior de 30 dias sem chuvas. A madeira do Jacarandá da Bahia é conhecida pela sua resistência e alta durabilidade natural, sendo considerada uma das mais luxuosas do país, por esse motivo é usada para fabricação de mobiliário de luxo e instrumentos musicais eruditos, como o piano de calda, por exemplo. Como é uma espécie em extinção os instrumentos feitos com a sua madeira são muito valorizados, dada a sonoridade única atribuída a cada peça, fazendo dela uma madeira de lei, uma das mais cobiçadas do mundo. Aqui no Sítio da Mata as mudas de Jacarandá da Bahia são enviadas para todo o Brasil via Jad Log com aproximadamente 30 a 60 centímetros de altura.Nome popular: Jacaranda Da Bahia
Nome Ciêntífico: Dalbergia Nigra
Família: Fabaceae-Faboideae
Origem: Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo
Ciclo de vida: Perene
Folha: A folha mede 2 a 3 cm de largura e 8 a 12 cm de comprimento, composta por 11 a 17 folíolos glabescentes de 1 a 1,5 cm de comprimento.
Crescimento da planta: O crescimento é moderado a rápido, atingindo, em plantios na Amazônia, aos 5 anos de idade (espaçamento 2 x 2 m), 12 m de altura e 10 cm de DAP.
Quando da frutos? Setembro a Outubro
Frutos Os frutos verdes são intensamente preadados por psitacídeos.
Quando da Flores? Floresce em Novembro a Dezembro
Flores As flores, reunidas em cachos axilares de até 6 cm de comprimento, dão origem a panículas de até 20 cm.
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. Se preferir usar adubo mineral utilize NPK 10-10-10, cerca de 10 colheres na cova. ➜ Para manutenção aplicar fertilizantes orgânicos ou NPK 4-14-8.
Como regar essa planta? Irrigar com 15 l de água por semana nos primeiros 3 meses, depois, somente quando não tiver chovido por 30 dias.
Vai em qual clima? Tropical, Subtropical
Aceita poda? Realizar poda de formação e desrama.
Vai na sombra? Sombra
Vai bem com outras plantas? Recomenda-se plantio misto associado com espécies pioneiras, em espaçamentos estreitos.
Mudas com qual altura? 30 a 60 cm
Quais pragas tem essa planta? Principalmente a "broca do tronco", no norte do Espírito Santo e sul da Bahia.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- Plantar as mudas de Jacarandá em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas de Jacarandá da bahia chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:
2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):
3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:
4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:
5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:
6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:
7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:
8º- Despachamos a caixa nos correios:
Essa planta resiste a intensas geadas?
R: Aprecia o clima subtropical. Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo.
Como devo regar?
R: Ela não tolera muito um período de seca, por isso é importante ser regada constantemente quando plantada em regiões extremamente quentes. Já em climas amenos, como o sulista e o pernambucano, não vai dar qualquer trabalho.
Essa planta necessita de podas ou algum tipo de manutenção?
R: Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção.
Essa planta necessita de luz plena?
R: Sim, sol pleno mais aprecia - se também boa sombra.
PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*
12x sem juros
Nos cartões de crédito