Marmelo (Cydonia Oblonga)
Marmelo
O Marmelo, Cydonia Oblonga é um fruto famoso pelo seu doce que é considerado um dos mais antigos do Brasil e já foi responsável inclusive por mover a economia de muitos Estados, como Minas Gerais, por exemplo. Sua origem é de regiões com o clima mais ameno da Ásia Menor e Sudeste da Europa. As mudas de marmelo, que são arbustos têm um crescimento moderado e pode atingir de 2 a 6 metros de altura, já sua copa arredondada pode medir até 4 metros de diâmetro.Curiosidades e cultivo do Marmelo
O cultivo das mudas de marmelo deve ser feito em locais onde a temperatura não ultrapasse 25C°, já o solo deve ser preferencialmente fértil e rico em matéria orgânica, poroso e levemente ácido, contudo, essa espécie de planta pode se desenvolver em solos com menos oferta de nutrientes, nesses casos o espaçamento entre as mudas deve ser menor. O local escolhido deve proporcionar sol pleno, com boa umidade e proteção contra ventos fortes. Quando jovens, as mudas de marmelos devem ser regadas frequentemente caso não haja chuvas, pois são pouco tolerantes a períodos de seca. Um marmeleiro costuma produzir de 100kg a 150kg a cada ano. O marmelo é famoso pelo seu doce, chamado de marmelada, mas ainda é possível consumir a fruta de diversas formas, como geleia, pasta ou assado, por exemplo. Como alimento medicinal, as sementes da fruta é um ótimo remédio antidiarreico. Já o chá e o consumo in natura possuem propriedades calmantes, antiespasmódicas, adstringentes e antissépticas, que ajudam a estimular o apetite e fortalecer o organismo, além de tratar nervosismo, ansiedade, queimaduras, cólicas, tuberculose, pneumonias, aftas, dores de garganta, entre outros. O marmelo é um fruto que não possui contraindicações e o Sítio da Mata realiza o envio de suas mudas com até 60 cm de altura para todo o Brasil. Entre em contato conosco e confira.Nome popular: Marmelo
Nome Ciêntífico: Cydonia Oblonga
Família: Rosaceae
Origem: SW e centro da Ásia.
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas com 5-10 X 3,5-7,5 cm, simples, alternas, inteiras e largamente ovadas, com pecíolo curto; verde-escuras na página superior e acinzentadas e muito pilosas na inferior.
Crescimento da planta: Arbusto ou pequena árvore caducifólia, com2-6 m de altura, copa arredondada com 2-4 m de diâmetro e ritidoma liso e acinzentado.
Quando da frutos? outono.
Frutos Fruto pomo globoso, baciforme, lanoso-tomentoso, muito aromático quando maduro, conhecido por marmelo.
Quando da Flores? abril a maio
Flores Flores rosa pálido, com 4-5 cm de diâmetro, solitárias na extremidade dos raminhos, com numerosos estames.
Como adubar essa planta? ➜ Adubação de plantio: aplicar, por cova, 2kg de esterco de galinha ou 10kg de esterco de curral, bem curtido, 1kg de calcário magnesiano, 160g de P2O5 e 60g de K2O, pelo menos 30 dias antes do plantio. Em cobertura, a partir da brotação das mudas, ao redor da planta, aplicar 60g de N, em quatro parcelas de 15g, de dois em dois meses. ➜ Adubação de formação: no pomar, sob espaçamento básico, de acordo com a análise de solo e por ano de idade, aplicar 20 a 60g/planta de cada um dos nutrientes: N, P2O5 e K2O; aplicar o N em quatro parcelas, de dois em dois meses, a partir da brotação. ➜ Adubação de produção: no pomar adulto, sob espaçamento básico, a partir do 6º ano, conforme a análise de solo e a meta de produtividade (8 a 12 t/ha), aplicar anualmente 3 t/ha de esterco de galinha, ou 15 t/ha de esterco de curral, bem curtido, 70 a 140 kg/ha de N, 20 a 100 kg/ha de P2O5 e 20 a 120 kg/ha de K2O. Após a colheita, distribuir o esterco, fósforo e potássio, na dosagem anual, em coroa larga, acompanhando a projeção da copa no solo, e, em seguida misturá-los com a terra da superfície. Dividir o nitrogênio em quatro parcelas e aplicá-las em cobertura, de dois em dois meses, a partir do início da brotação.
Como regar essa planta? Irrigação: aconselhável nas estiagens da primavera, por sulcos ou bacias, ou sua substituição parcial pela utilização de cobertura morta.
Vai em qual clima? subtropical, tropical
Nativa de qual clima? Subtropical
Aceita poda? podas de formação, de limpeza e/ou de encurtamento para frutificação, na condução sob poda drástica.
Vai na sombra? Pleno sol
Planta de frio ou calor? calor e pouca umidade
Mudas com qual altura? até 60 cm
Atrai pássaros? Atrai pequenos pássaros
Quais pragas tem essa planta? Controle de pragas e doenças: no inverno – calda sulfocálcica concetrada; na vegetação – fungicidas, tendo por base oxicloreto de cobre ou oxicloreto de cobre + mancozeb, para proteção contra a entomosporiose; inseticidas fenthion, trichorfon, formothion, phosmet ou parathion methyl, visando ao controle de mosca-da-fruta, mariposa oriental e pulgão.
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito