Pitomba (Talisia esculenta)
Árvore linda, proporciona sombra fresca, com frutos cosmetíveis e saborosos, cultivada em pomares domésticos atrai muitos pássaros e é muito ornamental.
Nome popular: Pitomba
Nome Ciêntífico: Talisia esculenta
Família: Sapindáceas
Origem: parte ocidental da Amazônia
Ciclo de vida: Perene
Folha: Folhas pinadas, com 12 folíolos de 30 cm, lisos. As folhas são compostas por 2 a 4 pares de folíolos verdes, medindo 7 a 13 centímetros de comprimento por 3 a 6 centímetros de largura.
Crescimento da planta: Árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, que ocorre dentro de matas, com porte esguio.
Quando da frutos? os frutos amadurecem de janeiro a março.
Frutos Fruto redondo com um pequeno bico (em apenas uma árvore, nas outras é redondo, ver fotos) 4 cm, amarelo, com casca dura, uma semente de 3 cm envolta em arilo transparente comestível. Os frutos são globosos a ovais, medindo cerca de 2,50 centímetros de diâmetro, cor pardo-amarelada e a casca de consistência coriácea. No interior do fruto maduro contém uma a duas sementes envoltas por uma massa esbranquiçada (arilo), suculenta, doce, levemente ácida e de sabor agradável. A frutificação ocorre a partir de 5 a 10 anos de idade. Uma planta adulta pode produzir em condições favoráveis cerca de 100 cachos com 10 a 25 unidades cada.
Quando da Flores? floresce de agosto a outubro.
Flores As flores são produzidas em panículas (cachos) e são hermafroditas (os dois sexos na mesma flor). As flores, pequenas, brancas e perfumadas, formam cachos finos e compridos..
Como adubar essa planta? ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova. ➜ Não existe o hábito de fazer adubação de manutenção na pitombeira, mas pode-se usar 200 gramas de nitrocálcio ou sulfato de amônio, 200 gramas de superfosfato, 300 gramas de farinha de ossos e 150 gramas de cloreto de potássio.
Como regar essa planta? Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Vai em qual clima? Tropical, subtropical
Nativa de qual clima? Tropical
Aceita poda? As podas de formação são desnecessárias, más pode ser feitas as de limpeza.
Vai na sombra? Sol pleno
Planta de frio ou calor? clima quente e úmido
Mudas com qual altura? 30 cm
Atrai pássaros? Atrai muitas espécies de pássaros.
Mais informações:
Você também é um apaixonado pelas riquezas do nosso país? O Brasil tem uma fauna e uma flora encantadoras, mas infelizmente algumas espécies correm sérios riscos de extinção.
Se nos aprofundarmos pelos conhecimentos do nosso ecossistema, podemos ajudar a preservar o planeta.
Por isso, hoje, vamos falar de uma espécie brasileira, que se distribui naturalmente em regiões úmidas do norte, nordeste e sudeste do Brasil, sendo muito comum em áreas de várzea: a pitomba.
Continue a leitura para conhecer esta linda árvore e como plantar pitomba!
Nativa da Caatinga, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, a pitomba é uma árvore perene que nos beneficia com seus frutos deliciosos e com uma sombra bastante refrescante.
Espécie da família Sapindaceae, a pitomba é uma frutífera de porte médio, que chega a medir até 18 metros de altura em seu habitat natural, com tronco de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro e copa arredondada.
As folhas da pitomba são alternas, pinadas, com dois a quatro folíolos verde-claros, glabros, brilhantes e elípticos. A inflorescência acontece de agosto a outubro, com pequenas flores brancas de nuances alaranjadas e muito perfumadas.
A Talisia esculenta, nome científico da pitombeira, nos presenteia com a pitomba entre os meses de janeiro a abril, podendo se estender até o mês de junho. Trata-se de uma drupa oval com 2,5 cm de diâmetro, de casca firme, fina, pardacenta e de superfície pulverulenta. A polpa da pitomba é translúcida, suculenta, doce e ácida, de onde podem ser produzidos sucos, sobremesas, licores ou consumidos in natura.
Por se tratar de uma espécie nutritiva, podemos encontrar várias propriedades importantes. Vamos conhecer os benefícios da pitomba e como plantar pitomba.
A pitomba é uma fruta rica em nutrientes, composta de alta concentração de vitaminas A e C, antioxidantes, ferro e cálcio, capaz de promover benefícios para o organismo, como:
Uma vez conhecida a fruta e seus benefícios, vamos descobrir como plantar pitomba para saborear esta delícia e obter suas vantagens.
Por se tratar de uma árvore rústica, a pitomba se torna uma opção interessante para o pomar doméstico.
A pitomba é uma espécie que costuma atrair a fauna silvestre, principalmente aves, tornando-se uma espécie perfeita para a recomposição florestal de áreas devastadas.
Cultive muda de pitomba e se delicie com as diversas receitas que o fruto te proporciona: sucos, doces, compotas e geleias com sabores incríveis.
Colabore com o reflorestamento e adquira sua muda de pitomba aqui no Sítio da Mata.
Espécies nativas exóticas ou raras, você encontra aqui, no Sítio da Mata.
Acesse nosso site www.sitiodamata.com.br e parcele suas compras em até 12 vezes sem juros.
Vem para o Sítio da Mata e ajude seu planeta a ter uma vida longa e muito mais saudável.
Pitomba – Características
Benefícios da Pitomba
Como plantar pitomba
1- Plantio:
- Abrir covas de 30 cm de profundidade por 30 cm de largura para cada muda;
- Em cada cova, acrescentar 2 Kg de composto orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca e misturar com o solo;
- Caso não tenha adubo orgânico, acrescentar 100 gramas por cova de adubo NPK 10-10-10 e misturar ao solo de maneira uniforme. IMPORTANTE: esse procedimento deve ser realizado 3 dias antes do plantio. Molhar a cova 1 vez por dia durante os 3 dias para que o adubo não queime as raízes;
2- Tratos com as mudas:
a) Mudas enviadas via SEDEX ou PAC:
Se o local onde pretende-se plantar for seco, degradado e com pleno sol durante a maior parte do dia, aconselhamos, quando as mudas chegarem, seguir os procedimentos abaixo. Se o local for úmido e com alguma sombra, pode-se plantar diretamente no local definitivo.
Procedimento para local seco e agressivo às mudas:
- o Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- o Plantar as mudas de formio em saquinhos pretos (enviados junto às mudas na caixa) utilizando solo adubado e que possua boa drenagem;
- o Colocar as mudas plantadas nos saquinhos em um local sombreado, mas com boa iluminação. O importante é evitar a exposição direta ao Sol. Procurar locais como sombra de árvores ou sombrite;
- o Manter o solo dos saquinhos sempre úmido, mas sem encharcar, por cerca de 2 semanas. Nesse período as raízes irão crescer e se fortalecer para o plantio no local definitivo.
Procedimento para local úmido e meio sombreado:
- · Remover o algodão (ou estopa) das raízes;
- · Plantar nas covas preparadas anteriormente.
b) Mudas enviadas via caminhão
- Quando as mudas chegarem, retirar o saco plástico das mudas com cuidado para que a terra não desgrude totalmente das raízes (as mudas estão em terra boa com adubo nos saquinhos).
- Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para a planta se desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
3- Manutenção:
- Retire as plantas daninhas que crescerem muito próximas as mudas no período inicial do desenvolvimento (1° ano).
- Caso não tenha composto orgânico, fazer o coroamento com adubo NPK 20-05-20 em volta das plantas. Não deixe que o adubo fique em contato direto com os brotos para evitar queimaduras.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
CUSTO DE ENVIO
Para cotação de frete, preencha a quantidade de mudas no quadro acima e clique em adicionar ao carrinho. Na próxima pagina coloque seu CEP e aparecerá o valor.
MODO DE ENVIO
Enviamos nossas mudas por SEDEX/PAC ou caminhão para todo o Brasil, semanalmente. Por SEDEX ou PAC, as mudas são enviadas com a raiz nua conforme sequencia abaixo.
1º- Separamos as mudas desejadas que estão plantas em saquinhos de 25X25 cm (largura por altura) em nosso viveiro no município de Tietê-SP:

2º- Retiramos as mudas dos saquinhos (balaios):

3º- Lavamos cada muda até que toda a terra seja retirada e sua raiz fique “nua”:

4º- Envolvemos a raiz da muda em algodão molhado ou estopa, para manter a planta hidratada durante o período de envio:

5º- Para que a agua não evapore do algodão, enrolamos com plástico filme:

6º- Acondicionamos cuidadosamente as mudas em sacos plásticos:

7º- Acomodamos devidamente as mudas em caixas de acordo com a quantidade solicitada:

8º- Despachamos a caixa nos correios:

Qual embalagem as mudas são enviadas?
As mudas estão plantadas no viveiro Sitio da Mata Bambus em Tiete-SP em saquinhos de mudas. Para envio por SEDEX ou PAC enviamos as mudas com a raiz nua (veja na aba ao lado como enviamos). No caso de envio por caminhão ou quando retiradas no viveiro, as mudas estarão em saquinhos.
As mudas tem garantia?
Se ocorrer perdas por alguma eventualidade, o Sitio da Mata repõe as mudas após receber foto das condições das mesmas.
Quanto devo regar?
A cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
Esta planta necessita de sol?
Sim,sob sol pleno ou meia sombra,em ambientes internos luz direta por 3 ou 4 horas diárias.
Como funciona a adubação?
Clique na aba instruções de plantio no inicio desta pagina.

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!
Todo site com 60% OFF!*

12x sem juros
Nos cartões de crédito